Deputado eleito por Braga mantém-se à frente da bancada social-democrata, reforçando liderança com forte apoio interno.
Hugo Soares foi esta terça-feira reeleito líder parlamentar do PSD, com uma expressiva votação de 96,6%. Dos 89 deputados que compõem o grupo parlamentar, 86 votaram a favor da sua continuidade, registando-se ainda dois votos brancos e um nulo.
Natural de Braga, o também secretário-geral do partido liderado por Luís Montenegro reforça assim a sua posição como figura central na estratégia parlamentar do PSD. Esta é a segunda vez consecutiva que Hugo Soares lidera a bancada na presente legislatura, tendo anteriormente alcançado 98,7% dos votos, em abril de 2024.
O novo elenco de vice-presidentes do grupo parlamentar conta com 12 nomes, incluindo quatro estreias: Cristina Vaz Tomé, Paulo Lopes Marcelo, Bruno Ventura e Dulcineia Moura. A estes juntam-se oito elementos que transitam da anterior direção, como Miguel Guimarães, Regina Bastos e Alexandre Poço.
Entre as saídas, destacam-se Cristóvão Norte e Hugo Oliveira, que se preparam para concorrer às câmaras de Faro e Caldas da Rainha, respetivamente. Também deixam a bancada Silvério Regalado e João Valle e Azevedo, agora com funções no Governo.
Na sua declaração de recandidatura, feita a 2 de junho, Hugo Soares afirmou que liderar a bancada é “onde me sinto bem e onde acho que posso continuar a ajudar o país, em primeiro lugar, e o Governo em segundo lugar”.
Com um percurso marcado pela liderança da JSD (2012-2014) e várias passagens pelo Parlamento desde 2011, Hugo Soares, de 42 anos, voltou ao ativo político com a eleição de Luís Montenegro como presidente do PSD em 2022. Foi cabeça de lista por Braga nas últimas legislativas, realizadas a 18 de maio.