Braga foi novamente distinguida como ‘Autarquia Familiarmente Responsável’, título atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acontece pelo sexto ano consecutivo. A distinção foi entregue esta Quarta-feira, 27 de Novembro, na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, em Coimbra.

Por se tratar da sexta distinção consecutiva, o Município Bracarense recebeu igualmente a distinção de ‘Palma’, demonstrando a aposta efectiva em políticas municipais mais amigas das famílias Bracarenses que contribuem para o aumento da qualidade de vida dos Cidadãos.

Durante a cerimónia de entrega da ‘Bandeira Verde’ – símbolo desta distinção –, António Barroso, adjunto do Presidente da Câmara Municipal, lembrou que esta atribuição constitui o reconhecimento do trabalho realizado em prol das famílias. “Braga foi reconhecida como um exemplo a seguir em matéria de apoio às famílias. Ao longo destes anos, a área social sempre foi uma das prioridades da nossa actuação e são muitos os Bracarenses que diariamente beneficiam de uma melhoria da sua qualidade de vida, fruto das políticas municipais amigas das famílias”, referiu.

Ao longo dos últimos anos, o Executivo Municipal implementou diversas medidas e políticas sociais familiarmente responsáveis, a começar pela redução dos tarifários de água e saneamento, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar, apoiando as famílias mais numerosas. O reforço dos apoios conferidos aos alunos de escalão A e B; o alargamento dos apoios no transporte escolar; o reforço do apoio nas refeições escolares; a comparticipação da taxa de IRS para as famílias; a redução do IMI; o projecto Pimpolho de prevenção da ambliopia aos alunos do pré-escolar, o programa de apoio à vacinação; o programa Braga a Sorrir de saúde oral para os mais carenciados; os Cartões Sénior e Famílias Numerosas e o projecto ‘Avóspedagem’ foram algumas das medidas inumeradas durante esta distinção.

“Vamos continuar a efectuar todos os esforços para que Braga seja cada vez mais uma Cidade amiga das famílias e onde os mais jovens encontrem todas as condições para se fixar e constituir a sua vida”, garantiu António Barroso.

Esta iniciativa visa distinguir e premiar as Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis, ou seja, aquelas que, através da sua política de apoio às famílias dos seus munícipes e aos seus funcionários autárquicos, se destaquem por mais e melhores práticas adoptadas.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia a forma como cada um dos municípios trata diversas áreas de actuação como o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto. A nível nacional, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 77 municípios com a Bandeira Verde por terem práticas amigas das famílias.

A Bandeira Verde tem como principal objectivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, ajudando efectivamente à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho.