É inaugurado este domingo, dia 1 de dezembro, pelas 17h00, a árvore de natal e o espetáculo multimédia, no topo norte da praça D. Maria II.

Recorde-se que, este ano, Vila Nova de Famalicão é o “Lugar do Natal”. O slogan que dá o mote à campanha promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão é materializado através de um vasto programa de atividades que decorre até 5 de janeiro e inclui o circo de papel, pista de gelo, carrocel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e Cabana Solidária com a presença do Pai Natal, entre muitas outras iniciativas.

A árvore de Natal e o espetáculo de multimédia são duas das grandes atrações natalícias em Vila Nova de Famalicão. Também o Mercado de Natal volta a ser uma das grandes apostas do município, sendo que este ano estará organizado em duas partes, com uma zona para produtos alimentares e restauração e outra para a venda de artesanato e produtos locais.

Milhares e milhares de pequenas lâmpadas LED dão corpo ao espetáculo natalício de luzcor e som que este ano promete voltar a estimular os sentidos de todos quantos visitam o centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Inspirado no mundo mágico e encantado dos príncipes e princesas, o espetáculo de som e luz com a duração aproximada de 20 minutos acontece três vezes por dia de segunda a quinta (17h30, 18h30 e 21h30) e cinco vezes de sexta a domingo (17h30, 18h30, 19h30, 21h30 e 22h30) prometendo juntar centenas e mesmo alguns alguns milhares de pessoas em horários de maior presença no centro de Famalicão.

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores atrativos da quadra natalícia na cidade, mas enquanto o espetáculo não começa há muito mais para ver e desfrutar.

É que toda a cidade respira uma atmosfera de fantasia e de sonho, ou não fosse esta, como sugere a banda sonora, a época mágica do ano por excelência.

Na Aldeia Natal, instalada na Praça D. Maria II, para além do espetáculo multimédia, há também um Mercadinho com sugestões de presentes criativos e únicos apresentados por produtores locais, sobretudo das áreas dos setores Têxtil e Agroalimentar, o já habitual carrossel para fazer as delícias dos mais pequenos e a mega-árvore de Natal, o local ideal para um postal de boas-festas em família.

comboio e as charretes convidam a um passeio pelo centro da cidade e a desfrutar das iluminações de Natal em toda a sua amplitude. A este propósito refira-se que, este ano, a iluminação natalícia concelhia utiliza cerca de 700 mil LEDs nas principais ruas e edifícios de Vila Nova de Famalicão, assim como as vilas de JoaneRibeirão e Riba de Ave.

Da Praça D. Maria II damos um salto até ao Parque da Juventude, onde os mais corajosos se podem aventurar na Pista de Gelo e onde está instalado o Circo de Papel, um projeto do INAC – Instituto Nacional das Artes Circenses dedicado ao Circo Contemporâneo e ao Novo Circo.

Trata-se de um espetáculo evocativo das origens do circo, num espaço de emoções, partilha, de imaginação e do extraordinário. “Bairro” é o título da apresentação que é muito mais do que um espetáculo de Natal, é um espetáculo para toda a família com uma mensagem de amor, compaixão e claro, muito circo.

Mas o Natal famalicense espalha-se ainda  até à Praça 9 de Abril, onde a partir deste domingo, dia 2, estará instalada a Cabana Solidária, com a presença do Pai Natal a apelar a um Natal mais solidário.

Famalicão tem um presente para si!”, a campanha de Natal de Famalicão em 2018, prolonga-se até 6 de janeiro. Como habitualmente, é promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF).