INEM esclarece que a viatura principal está ao cuidado do Hospital e substituição demorou três horas após avaria de viatura reserva

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo encontra-se avariada desde maio de 2025, estando o serviço assegurado por viaturas de reserva do INEM. Contudo, uma dessas viaturas reserva sofreu uma avaria mecânica na tarde de quarta-feira, impedindo a mobilização da equipa VMER para um atropelamento mortal ocorrido em Darque, Viana do Castelo.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) esclareceu que a VMER é propriedade do Hospital de Viana do Castelo, que tem a responsabilidade pela sua manutenção, conforme o protocolo estabelecido com o INEM. O organismo confirmou que tem pressionado o hospital para a reparação urgente da viatura, que está avariada desde maio.

No atropelamento ocorrido às 17h40, um homem com cerca de 80 anos foi colhido por um automóvel e transportado em estado crítico para o Hospital de Santa Luzia pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. Devido à avaria da viatura reserva que estava ao serviço, a VMER não foi mobilizada de imediato. A substituição da viatura só aconteceu às 20h00, três horas após a avaria ter sido comunicada.

O INEM afirmou que, tendo em conta a localização da ocorrência e a proximidade ao hospital, o idoso teve acesso mais rápido a cuidados diferenciados ao ser transportado pela equipa dos bombeiros após estabilização, em vez de aguardar por outro meio avançado. Apesar dos esforços, o idoso acabou por não resistir aos ferimentos.

A PSP registou a ocorrência e está a investigar as circunstâncias do acidente. O INEM lamentou profundamente o desfecho da situação.