A Praia Fluvial do Cavadinho, na freguesia de Crespos, em Braga, foi totalmente requalificada com um investimento de cerca de 850 mil euros, cofinanciado pelo programa Norte 2030. A infraestrutura já está disponível para bracarenses e visitantes e integra-se numa estratégia mais ampla de valorização das margens do rio Cávado e do património natural do concelho.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esta intervenção reafirma “o compromisso do Município com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”, destacando ainda o papel das praias fluviais na promoção de Braga como “destino turístico de excelência”.
A requalificação da Praia do Cavadinho junta-se a outras intervenções semelhantes nas praias fluviais de Merelim São Paio, Adaúfe e Ponte do Bico. Em 2026, será a vez da praia fluvial de Navarra, que será alvo de intervenção. Três destas praias — Cavadinho, Adaúfe e Ponte do Bico — receberam este ano a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade da água e das infraestruturas.
A nova infraestrutura inclui um parque de estacionamento, bar de apoio, um largo de acolhimento e acessos qualificados à zona de banhos. A acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e famílias foi uma prioridade.
O espaço está ainda preparado para integrar painéis interpretativos sobre a biodiversidade local, reforçando a vertente de educação ambiental e valorização do ecossistema envolvente, composto por encostas arborizadas, ilhas, rochas e elementos rurais como azenhas e campos agrícolas.
































