As notas das provas finais do 9.º ano de Matemática e Português só serão divulgadas na quarta-feira, um dia após a data prevista, devido a “dificuldades técnicas” nos novos processos de classificação, informou hoje o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
As pautas definitivas estavam previstas para serem afixadas esta terça-feira, mas o atraso na chegada dos resultados impediu a sua publicação, uma vez que as provas nacionais têm um peso de 30% na nota final dos alunos e os professores necessitam dos dados completos para calcular as classificações finais.
De acordo com o MECI, o problema afeta apenas “um número residual de classificações”, que não estavam concluídas no momento previsto para envio. Para garantir a igualdade de acesso à informação, o Ministério decidiu adiar a comunicação de todas as classificações até estarem todas concluídas.
“O atraso deve-se a dificuldades técnicas decorrentes dos novos processos de classificação das provas finais do ensino básico”, esclarece o Ministério, assegurando que o Júri Nacional de Exames fará o envio dos resultados na quarta-feira, sendo as pautas afixadas “assim que possível”.
Durante o dia, muitas escolas ficaram sem resposta clara, tendo apenas ao final da tarde começado a informar os encarregados de educação do adiamento. Às 17h00, algumas direções escolares confirmavam não ter recebido qualquer resultado nem comunicação oficial.
O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, manteve os portões abertos até às 21h00, na esperança de ainda conseguir divulgar os resultados aos alunos.