Infraestrutura será instalada entre Silvares e Ponte, em Guimarães, com apoio do Plano Diretor Municipal

futura academia do Vitória Sport Clube vai contar com oito a dez campos de futebol num terreno com cerca de oito a dez hectares, localizado na fronteira das freguesias de Silvares e Ponte, a oeste do centro de Guimarães. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, durante a visita do plantel do clube aos Paços do Concelho.

A academia está prevista no âmbito da Unidade Operativa de Gestão e Planeamento (UOPG) integrada na segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), atualmente em discussão pública.

Atual academia já não responde às necessidades

“A atual academia já é curta. Este novo espaço será essencial para o crescimento do clube, nomeadamente na valorização da formação”, afirmou Nuno Leite, vice-presidente e administrador da SAD do Vitória SC.

O dirigente sublinhou que o projeto será executado de forma faseada e responsável, sem “loucuras financeiras”, e que, embora ainda não haja garantias sobre prazos, o clube está empenhado em concretizá-lo até ao fim do atual mandato (2028).

Objetivos desportivos mantêm-se elevados

Nuno Leite afirmou que o clube tem como meta o regresso às competições europeias na época 2025/26, depois de ter atingido os oitavos de final da Liga Conferência em 2024/25, caindo apenas diante do Real Betis, finalista da prova.

“Queremos voltar a dar alegrias aos vitorianos e levar o nome de Guimarães além-fronteiras”, concluiu.