O Vitória somou o terceiro triunfo consecutivo na I Liga, ao golear, esta noite, o Santa Clara, por 4-0, no encontro da 10.ª jornada. Os três pontos conquistados nos Açores, onde o Vitória venceu pela primeira vez, permitiram à equipa de João Henriques ascender ao 4.º lugar, com 19 pontos, uma vez que ultrapassou o Sp. Braga, que só esta terça-feira recebe o Rio Ave.

No regresso à equipa titular, André André abriu o marcador aos seis minutos, após uma assistência de Ricardo Quaresma. Naquele que foi o seu melhor jogo da época, o avançado foi o autor do segundo golo, aos 27 minutos, estreando-se a marcar com a camisola do Vitória. A cumprir a primeira partida na I Liga, Oscar Estupiñan ampliou a vantagem para 3-0 aos 30 minutos e bisou já no segundo tempo, aos 54′, após mais uma assistência de Ricardo Quaresma. Pelo meio, o iraquiano Osama Rashid falhou um penálti, quando o Vitória vencia por 3-0, ao atirar ao lado.

No dia 29, pelas 21 horas, o Vitória recebe o FC Porto, naquele que será o último jogo da I Liga em 2020. À partida para o encontro da 11.ª jornada, os dois clubes estão separados por apenas três pontos, com vantagem para os portistas, que actualmente ocupam o 3.º lugar.

João Henriques, treinador do Vitória de Guimarães, em conferência de imprensa, após o triunfo por 4-0 diante do Santa Clara, nos Açores, em jogo da 10.ª jornada da Liga.

Nós já tínhamos vindo a dizer, estávamos melhor nos últimos jogos, esta é a terceira vitória consecutiva para o campeonato, sem golos sofridos, é importante referir isso, com a equipa a crescer, depois surgiram as taças pelo meio.

Tínhamos de vir aqui nesta altura e pelo menos sermos mais eficazes e mais pragmáticos porque são os pontos que nos vão alimentar. Isso foi uma questão clara: se fossemos eficazes como fomos, estaríamos mais perto de vencer, porque as oportunidades nos estávamos a criá-las.

Este crescendo do clube na competição, no campeonato, nesta altura dá-nos um quarto lugar à condição e dá-nos a estabilidade ainda para mais dentro do projeto que é o Vitória. O Vitória termina o jogo com média de idades de 22 anos e isso para nós é extremamente importante.

A chave do jogo está no primeiro golo, quem fica aqui, neste campo, fica à frente do marcador, fica mais fácil. E nós, como reflexo do que tem acontecido anteriormente, somos das equipas com menos golos sofridos do campeonato, somos uma equipa que fecha muito bem os espaços aos adversários.

A finalizar, João Henriques também falou sobre a estreia de André Amaro: “Além da estreia do André Amaro, terminamos com uma média inferior a 22 anos nos jogadores dentro de campo. É este o projeto do Vitória. Se no início haja algumas dúvidas, começou-se a acreditar a pouco e pouco e agora fica à vista esse crescimento. Estreamos um jovem que ainda tem idade de júnior. É este o projeto do Vitória. Os vitorianos podem estar confiantes com esta equipa, com este trabalho que está a ser feito”.

André Amaro estreou-se na equipa A do Vitória aos 18 anos

O defesa-central André Amaro estreou-se na equipa principal do Vitória no encontro com o Santa Clara, da 10.ª jornada da I Liga, disputado esta noite.

Convocado para a deslocação aos Açores depois do teste positivo à Covid-19 de Easah Suiliman, o jovem central foi lançado na reta final da partida, quando o Vitória já vencia por 4-0.

André Amaro, de apenas 18 anos, ainda podia jogar pelos sub-19. Esta temporada, já foi utilizado por Bino Maçães em seis partidas da equipa B, no Campeonato de Portugal. O jovem central chegou a Guimarães no Verão de 2018, proveniente da Académica de Coimbra.

Ricardo Quaresma: “Feliz por voltar aos golos e assistências”

Com um golo e duas assistências, Ricardo Quaresma foi, inevitavelmente, o homem do jogo no triunfo por 4-0 diante do Santa Clara. O extremo protagonizou a melhor nível desde que chegou a Guimarães. “Estou feliz por voltar aos golos e às assistências, porque a cada jogo que passa sinto-me melhor. A equipa também tem evoluído e isso ajuda-me a crescer individualmente. Vencemos num campo difícil, contra uma equipa tradicionalmente complicada”, começou por afirmar, na ‘flash’ da Sporttv.

Ricardo Quaresma assumiu que o Vitória “teve a sorte do jogo. Nas vezes em que fomos à baliza fizemos golo. Isso deu-nos confiança e tirou confiança ao nosso adversário”.

Os três triunfos consecutivos no campeonato acabam por se traduzir numa sequência “que é muito importante. As vitórias dão confiança, dão moral. Vem um jogo difícil depois do Natal e queremos já começar a pensar nisso”, acrescentou, já a pensar no reencontro com o FC Porto, no dia 29.

Veja aqui os melhores momentos da partida