Tributo será cumprido nos jogos das primeiras jornadas da I e II Ligas, entre 8 e 11 de agosto
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou esta quinta-feira a realização de um minuto de silêncio em todos os jogos das primeiras jornadas da I Liga e da II Liga, como forma de homenagear Jorge Costa, antigo internacional português, que faleceu na terça-feira, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
O tributo decorrerá entre os dias 8 e 11 de agosto, abrangendo todos os encontros oficiais das competições profissionais. A medida visa reconhecer a “dimensão internacional” de Jorge Costa, que se destacou como jogador, treinador e dirigente, especialmente ao serviço do FC Porto.
Jorge Costa representou os ‘dragões’ em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005, tendo sido capitão durante várias épocas. Conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos da I Liga, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Pela seleção nacional, foi internacional AA em 50 ocasiões e venceu o Mundial sub-20 em 1991.
O antigo defesa central sentiu-se indisposto no centro de estágios do FC Porto, no Olival, e foi transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde entrou em paragem cardiorrespiratória já na sala de emergência.
O funeral realiza-se esta quinta-feira na Igreja de Cristo Rei, na Foz do Douro, Porto, com a presença de familiares, amigos, figuras do futebol e adeptos que prestam o último adeus ao “eterno capitão”





























