O Braga iniciou este domingo a I Liga 2025/26 com uma vitória por 3-0 frente ao Tondela, no Estádio Municipal de Braga, na estreia de Carlos Vicens em jogos do campeonato.

A equipa da casa inaugurou o marcador aos 24 minutos, por Vítor Carvalho, ampliando a vantagem aos 37 por Pau Víctor. Já perto do final, aos 83 minutos, Ricardo Horta converteu uma grande penalidade e fechou o resultado.

O encontro marcou o regresso do Tondela à principal divisão do futebol português, três anos após a descida, agora sob o comando de Ivo Vieira.

Com este triunfo, o Braga junta-se a Famalicão, Gil Vicente, Arouca, Sporting e Moreirense no grupo de equipas que começou a temporada com três pontos, numa primeira jornada ainda sem empates.

Declarações de Carlos Vicens, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-0) dos bracarenses sobre o Tondela:

«Hoje tivemos um apoio top dos adeptos. Foi uma presença importante no estádio a apoiar a equipa. Estamos contentes por esta primeira vitória na primeira partida da Liga, em poder oferecer a primeira vitória. Foi uma partida que sabíamos que ia custar, um jogo de campeonato com a pressão de ter de ganhar em casa. Tivemos alguns erros que puseram em causa a confiança da equipa, demos algumas oportunidades ao rival, mas os jogadores tomaram conta da situação, fizemos o nosso jogo com oportunidades para fazer golos. A equipa esteve bem, com um esforço grande de todos para chegar ao mais importante frente a uma equipa complicada. Estou satisfeito e contente pelos jogadores».

[Erros iniciais. Ansiedade?] «Faz parte do jogo. O futebol é um jogo de erros, equivocamos-nos nos passes, há um adversário que está aí para jogar, os jogadores querem fazer tudo bem, agradar ao treinador. Jogar com as emoções faz estas coisas, mas o mais importante é que os mesmos jogadores, pouco a pouco, acalmaram-se, ganharam confiança, tomaram o controle e brindaram-nos com esta vitória».

[Oito alterações na equipa] «Vínhamos de uma viagem tarde na quinta. Fizemos uma recuperação ativa na sexta e preparámos a partida um dia, valorizamos os jogadores que podiam dar o melhor para este jogo de acordo com o plano de jogo».

[Pau Victor] «É um jogador que desde o princípio se adaptou muito bem, foi bem recebido, temos um balneário estupendo. Sabemos que não teve uma pré-temporada com jogos, necessitava de acumular minutos, e assim o estamos a preparar para que pouco a pouco possa atingir a forma. Aos poucos vamos tendo todos a um nível melhor, o que nos vai ajudar nas próximas semanas, com muitos jogos».

Declarações de Ivo Vieira, treinador do Tondela, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-0) frente ao Sp. Braga, no jogo que marcou o regresso do Tondela à Liga:

«Acho que tivemos uma boa entrada no jogo, frente a uma equipa difícil. Sabíamos que ia ser uma tarefa árdua, mas quisemos discutir o jogo, obviamente que em momentos o Braga foi superior, conseguiu ter muita bola, não queríamos permitir isso, mas fruto da qualidade do adversário acabou por ser assim. A espaço conseguimos ferir o Braga, chegar ao último terço e criar duas ou três situações em que não conseguimos concretizar. No futebol não há justiças nem injustiças, mas em dois lances o Braga faz dois golos. Ficou mais difícil, na primeira parte a eficácia, nitidamente, fez uma grande diferença. O Braga geriu o jogo, penso que o resultado é pesado por aquilo que fizemos cá».

«Os processos trazem sempre dificuldades. A imagem que a equipa deixou, querer discutir o jogo num campo difícil, é de salutar. Uma palavra para os jogadores, que acreditaram e lutaram. Não me conforta termos feito coisas boas e não conseguirmos ganhar. Ganhou a equipa que fez mais golos, mas tenho convicção nítida que o que virá para a frente pode ser muito melhor com esta coragem desta equipa, que quis disputar o jogo. Ninguém está satisfeito com o resultado, ao não somar pontos, mas há sinais que a equipa pode fazer mais e melhor para a frente. Vamos tentar ser mais competentes, mais eficazes».

[Mercado] «Até final de agosto nada está fechado, está tudo em aberto. É uma pergunta recorrente para uma resposta repetitiva, não só para mim. Qualquer plantel está aberto a saída e a entradas».

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here