Homem de 20 anos usava casa devoluta no Picoto para vender droga
O Tribunal de Braga condenou a cinco anos e dois meses de prisão efetiva um jovem de 20 anos pela prática de tráfico de droga, posse de arma proibida e outras atividades ilícitas.
O arguido, residente em Rio Tinto, Gondomar, foi detido pela PSP de Braga no dia 13 de dezembro de 2024, numa casa devoluta do bairro social do Picoto, onde tinha em sua posse 287 pedras de crack, 73 gramas de haxixe e sete gramas de heroína.
Durante uma busca domiciliária à sua residência, a polícia apreendeu ainda 32.500 euros em notas, 118 euros em moedas e uma pistola de calibre 6.35 milímetros. O dinheiro e a arma foram declarados perdidos a favor do Estado.
De acordo com o acórdão, ficou provado que, entre outubro e dezembro de 2024, o jovem se dedicava à venda de cocaína, heroína e canábis, abastecendo-se no Bairro da Pasteleira, no Porto, e transportando os estupefacientes para Braga. No Picoto, utilizava a casa 43, emparedada pela BragaHabit, e recorria a toxicodependentes para vigiar a entrada e alertar para eventuais movimentações policiais.
Com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crimes, o arguido encontra-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Leiria, onde permanecerá até ao trânsito em julgado da sentença.
O advogado de defesa, João Ferreira Araújo, afirmou que irá analisar o acórdão antes de decidir se recorre para o Tribunal da Relação de Guimarães.
O bairro do Picoto, tal como os de Santa Tecla e das Enguardas, tem sido alvo de várias operações relacionadas com tráfico de droga. Em novembro passado, 17 pessoas foram condenadas pelo Tribunal de Braga por crimes da mesma natureza, dez das quais usavam apartamentos no bairro de Santa Tecla.