A campanha do Livre para as eleições autárquicas vai percorrer 25 concelhos em nove distritos, incluindo Braga e Barcelos, a 7 de outubro, anunciou hoje o partido.
A iniciativa contará com a presença dos porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes, que irão dividir presenças pelo país, de forma a maximizar o alcance da campanha.
Segundo o programa divulgado, a caravana passará por 12 concelhos onde o Livre se candidata sozinho, como é o caso de Braga, Barcelos, Porto, Aveiro, Setúbal, Santa Maria da Feira, Lagos, Faro, Amadora, Vila Franca de Xira, Matosinhos e Caldas da Rainha.
Nos restantes municípios, o partido apresenta-se em 25 coligações à esquerda, entre as quais Lisboa e Sintra (com o PS, BE e PAN) e Almada (com o BE).
Roteiro em Braga e Barcelos
- Braga – 10h00 | Participação de Rui Tavares
- Barcelos – 14h30 | Participação de Rui Tavares
Balanço nacional
O Livre inicia oficialmente a volta no próximo 30 de setembro, em Lagos e Silves, e termina em Matosinhos e Porto. Isabel Mendes Lopes encerrará em Lisboa e Sintra.
Nas últimas eleições autárquicas (2021), o Livre conquistou oito eleitos locais, entre eles um vereador em Lisboa (Rui Tavares), um deputado municipal (Isabel Mendes Lopes), e representantes em Oeiras, Felgueiras, Vila Real de Santo António e em assembleias de freguesia de Lisboa e Oeiras.
Este ano, segundo fonte oficial, nenhum dos deputados nacionais será candidato autárquico.