Líder liberal acredita na eleição de vereadores em várias autarquias e defende que os líderes nacionais devem ser responsabilizados pelos resultados eleitorais.
Em visita a Viana do Castelo, a presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, mostrou-se confiante nos resultados das autárquicas de 2025, afirmando que o partido “vai ter mesmo muito bom resultado” e que não será um dos “cabeçudos” da noite eleitoral.
“No dia 12 à noite, após o fecho das urnas, acho que vai haver vários cabeçudos. A Iniciativa Liberal certamente não será um deles, porque acho que vamos ter mesmo muito bom resultado”, afirmou a líder liberal, num tom descontraído, após visitar o ateliê do artesão Manuel Valença, conhecido pela produção dos tradicionais “cabeçudos de Viana”.
Durante a visita, Mariana Leitão teve ainda oportunidade de participar na construção de uma das figuras, colando tiras de cartão numa peça. Entre risos, apontou para uma figura que “fazia lembrar o Pinóquio”, associando-a a “vários políticos que têm dificuldade em dizer a verdade”. “É uma forma de fazer política na qual não nos revemos”, sublinhou, defendendo a importância de preservar as tradições portuguesas.
A presidente liberal destacou também que os líderes nacionais dos partidos devem ser responsabilizados pelos resultados eleitorais, incluindo os das autárquicas. “Somos obviamente responsáveis pelos resultados de todos os atos eleitorais. As candidaturas locais estão ligadas à liderança nacional — não poderia ser de outra forma”, afirmou.
Mariana Leitão lembrou que a Iniciativa Liberal concorre pela segunda vez às eleições autárquicas, ainda sem qualquer vereador eleito, mas acredita que 2025 marcará um ponto de viragem. “Temos a convicção de que vamos conseguir eleger vereadores em várias candidaturas próprias, em municípios como Braga, Setúbal ou Oeiras, além de coligações com mais hipóteses, como em Lisboa, Porto ou Gondomar”, disse.
A líder liberal falava ao lado de Duarte Antunes, candidato da IL à Câmara Municipal de Viana do Castelo, num dos últimos dias da campanha. “Queremos fazer a diferença nas autarquias locais, mostrar que há uma forma liberal de governar, centrada nas pessoas, na transparência e na responsabilidade”, acrescentou.
Com um tom otimista, Mariana Leitão encerrou a visita entre cabeçudos, bolas de Berlim e conversas com os vianenses, reafirmando que o partido “está preparado para surpreender nas urnas”.