Ricardo Silva quer transformar Teatro Romano em sala de espetáculos em Braga

O cabeça de lista do movimento independente Amar e Servir Braga, Ricardo Silva, defendeu hoje a urgência de se avançar para a musealização do Teatro Romano da cidade, transformando-o numa sala de espetáculos a céu aberto.

Em declarações à Lusa, no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas, Ricardo Silva frisou que se trata de um símbolo da Bracara Augusta romana que tem de “emergir”, no âmbito de uma estratégia que pretende olhar para o património como um ativo não só cultural, como também económico.

O Teatro Romano do Alto da Cividade, o único a céu aberto descoberto no Noroeste Peninsular, foi descoberto em 1999.

Para Ricardo Silva, é urgente concluir as escavações arqueológicas, musealizar e restaurar o espaço, transformando-o numa sala de espetáculos ao ar livre, com capacidade para cerca de quatro mil pessoas.

“Em Braga, nunca se olhou para o património como estratégico, até sob o ponto de vista económico”, criticou.

Defendeu a criação de roteiros integrados e inteligíveis, incluindo o romano, o barroco e o medieval, e com uma bilhética única.

Para o efeito, propõe que a Fundação Bracara Augusta seja “redesenhada”, criando uma espécie de consórcio entre as várias instituições que possuem património na cidade.

Ricardo Silva foi presidente da Junta de Freguesia de São Victor nos últimos 12 anos.

Agora, concorre à liderança da Câmara de Braga, tendo como adversários João Rodrigues (coligação Juntos por Braga – PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga – PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (Bloco de Esquerda), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

O executivo municipal de Braga é atualmente constituído por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

As eleições autárquicas estão marcadas para domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here