Ricardo Araújo já distribuiu pelouros e competências aos vereadores em Guimarães

O novo executivo municipal, composto por seis vereadores, promete uma governação “responsável e determinada” para responder aos desafios do concelho.

O novo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, apresentou esta quinta-feira, na primeira reunião do executivo, a distribuição dos pelouros e responsabilidades políticas pelos seis vereadores que integram a sua equipa.

O autarca sublinhou que a composição do executivo resulta de um “compromisso com uma governação responsável e determinada em resolver os problemas dos vimaranenses”, destacando que escolheu os vereadores “com base na competência, na experiência profissional e na complementaridade das áreas”.

Na nova orgânica, Ricardo Araújo assume diretamente as áreas de Estudos e Projetos, Empreitadas, Ambiente (incluindo a candidatura a Capital Verde Europeia 2026), Plano e Orçamento, Fundos Comunitários, Contratação Pública, Serviços Partilhados, Auditoria e Desenvolvimento Económico.

O presidente será também o representante do Município na Vimágua, empresa de água e saneamento de Guimarães e Vizela.

Distribuição dos pelouros:

  • Eduardo Leite (vice-presidente): Ação Social, Igualdade e Saúde
  • Vânia da Silva: Mobilidade e Transportes, Departamento Jurídico, Polícia Municipal, Recursos Humanos e Proteção Civil
  • Constantino Veiga: Urbanismo e Habitação
  • Alberto Martins: Freguesias, Gestão e Conservação, Ambiente e Sustentabilidade, Desporto e Património
  • Isabel Ferreira: Cultura, Juventude, Educação, Turismo e Sistemas Inteligentes e de Informação

Ricardo Araújo frisou que exige de todos os eleitos “humildade e determinação” no cumprimento do mandato confiado pelos cidadãos, reforçando que o novo ciclo autárquico se centrará em três dimensões estratégicas: mobilidade, habitação e desenvolvimento económico.

Entre as prioridades destacam-se a requalificação de rodovias, o reforço do transporte público e o projeto Metrobus, o aumento da oferta habitacional pública e privada e a revisão do PDM.

“O nosso compromisso é implementar o contrato que estabelecemos com os vimaranenses, com diálogo e abertura à oposição, mas com a determinação de cumprir o caminho que traçámos para Guimarães”, concluiu o presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here