Professora deixa a direção do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante para assumir funções como vereadora na Câmara de Braga
A comunidade escolar da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA), em Braga, homenageou na passada sexta-feira, 31 de outubro, a professora Hortense Santos, que, após 42 anos de serviço, deixa a escola e o cargo de diretora para assumir o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Braga.
O jantar de homenagem, que decorreu num ambiente de forte emoção e comunhão, contou com a presença de professores, funcionários e antigos colegas já reformados, que quiseram prestar um último tributo à docente e dirigente.
Segundo comunicado da ESCA, o evento foi marcado por momentos de partilha e recordações, destacando-se a “serenidade e liderança equilibrada” de Hortense Santos, que “sempre agiu com integridade, transparência e equidade, promovendo um ambiente escolar seguro, estruturado e atento ao bem-estar dos alunos”.
Durante a noite, foram exibidas imagens que retrataram os 42 anos de percurso profissional da professora na escola, recordando histórias e conquistas. “Foi uma noite de abraços e emoção, com a certeza de que a porta continuará sempre aberta para a receber”, frisou a direção da ESCA.
Antes da homenagem, na quinta-feira, Hortense Santos foi aplaudida pelos alunos num momento simbólico de despedida, com os corredores da escola cheios de estudantes e docentes. A Associação de Estudantes destacou “a liderança com coração e dedicação” da professora.
Hortense Santos foi, até ao início deste mandato, presidente da Assembleia Municipal de Braga, assumindo agora novas funções no executivo camarário liderado por João Rodrigues.
































