Altino Bessa nomeado vice-presidente da Câmara de Braga

João Rodrigues confirma cargo para o vereador centrista e reforça que a vice-presidência permanece na coligação Juntos por Braga

O vereador Altino Bessa foi oficialmente designado vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, conforme anunciou esta quinta-feira de manhã o gabinete de imprensa da autarquia. A decisão será formalmente apresentada na próxima reunião do executivo municipal.

A nomeação confirma a intenção já expressa durante a campanha eleitoral por João Rodrigues, atual presidente da Câmara, que tinha apontado o histórico vereador centrista como o seu número dois.

“Altino Bessa irá assegurar a substituição do Presidente nas suas faltas e impedimentos, bem como um papel ativo na coordenação das áreas estratégicas do Executivo Municipal”, refere a nota oficial enviada às redações.

Continuidade na coligação e sinal político à oposição

Com esta decisão, João Rodrigues mantém a vice-presidência dentro da coligação “Juntos por Braga”, rejeitando eventuais negociações para cedência do cargo à oposição. O movimento é interpretado como um sinal claro de que há lugares considerados inegociáveis no novo ciclo autárquico.

Altino Bessa, que acompanhou os três mandatos de Ricardo Rio, nunca tinha ocupado o cargo de vice-presidente, apesar da longa experiência no executivo municipal e da ligação próxima à gestão da coligação liderada pelo PSD e CDS-PP.

Um executivo fragmentado e desafios à governabilidade

A nova configuração política do executivo bracarense conta com a presença de cinco forças partidárias:

  • Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) – três eleitos;
  • PS/PAN – três eleitos;
  • Movimento Amar e Servir Braga – três eleitos;
  • Iniciativa Liberal – um eleito;
  • Chega – um eleito.

Com esta composição, João Rodrigues poderá vir a governar em minoria, dependendo de entendimentos pontuais com a oposição para garantir a aprovação de propostas e orçamentos.

Durante a cerimónia de tomada de posse, o novo presidente apelou à “convergência e responsabilidade de todos os eleitos”, sublinhando a sua disponibilidade para atribuir pelouros a outras forças políticas, sem, no entanto, especificar quais nem em que condições.

No entanto, as principais forças da oposição têm demonstrado reserva face à estratégia de Rodrigues, o que poderá criar bloqueios políticos significativos num mandato que se estende até 2029.