Céu com abertas e descida ligeira da mínima; mar de noroeste com ondas de 4–4,5 m leva ao fecho das barras de Caminha e Vila Praia de Âncora e a pedidos de prudência junto à costa.
Vai ser um sábado maioritariamente soalheiro nos distritos de Braga e Viana do Castelo, com períodos de céu muito nublado a diminuir para a tarde, vento em geral fraco do quadrante norte e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal, além de uma pequena descida da temperatura mínima.
Apesar do bom tempo em terra, o estado do mar agrava-se no litoral minhoto: está em vigor aviso amarelo por agitação marítima para Esposende, Viana do Castelo e Caminha, entre as 12:00 e as 24:00, com ondulação de noroeste a atingir 4–4,5 metros.
Perante este cenário, a Capitania de Caminha encerrou à navegação as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora e recomenda à comunidade piscatória e à náutica de recreio que regressem ao porto de abrigo mais próximo e evitem sair para o mar até melhoria das condições.
Para quem opera no rio Minho (pesca, recreio e marítimo‑turísticas), é aconselhada a suspensão de navegação durante os períodos de aviso de vento e a adoção de medidas de precaução adequadas à salvaguarda de pessoas e bens.
À população em geral, aconselha‑se que evite passeios junto à costa e nas praias, sobretudo em zonas rochosas, molhes e arribas expostas à rebentação, mantendo distância de segurança e uma postura preventiva.
































