Estudantes elegem novos órgãos sociais da AAUMinho esta quarta-feira

Chegou o momento de decisão na Universidade do Minho. Cerca de 18 mil estudantes estão convocados para ir às urnas esta quarta-feira, 10 de dezembro, para eleger os novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) para o mandato de 2026.

Após o encerramento da campanha eleitoral na passada segunda-feira, em que as listas apresentaram os seus projetos para a Direção, Conselho Fiscal e Jurisdicional e Mesa da Reunião Geral de Alunos, a palavra passa agora para os estudantes.

A votação decorre entre as 09h00 e as 20h00 e, à semelhança de anos anteriores, será feita digitalmente através da plataforma eVotUM, com autenticação pelas credenciais do portal académico. O presidente da Comissão Eleitoral, José Almeida, confirmou à RUM que o processo arranca com normalidade e está preparado para todos os estudantes.

Para garantir que nenhum aluno fique excluído por dificuldades técnicas ou falta de acesso à internet, a Comissão Eleitoral instalou quatro pontos de apoio presencial nos campi da Universidade. Em Braga, os estudantes podem recorrer ao Complexo Pedagógico 2 (CP2), no campus de Gualtar, ou ao edifício dos Congregados, no centro da cidade. Em Guimarães, os pontos de apoio estão localizados na Nave Central do Campus de Azurém e nas instalações de Couros. Em cada local, estará sempre disponível um membro da equipa e um computador, permitindo que qualquer estudante exerça o seu direito de voto com todo o suporte necessário.

Todo o processo eleitoral poderá ser acompanhado pala Rádio Universitária do Minho (RUM) , com atualizações em tempo real da participação ao longo do dia. Após o encerramento da votação, uma equipa estará em direto nas redes sociais, para análise da campanha, divulgação dos resultados e reações dos eleitos para o mandato de 2026, garantindo transparência e proximidade com a comunidade académica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here