Única tuna feminina do concelho celebra mais de 30 anos de tradição académica e cultural
A Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) viveu um momento marcante da sua história com o lançamento do seu primeiro CD, numa cerimónia realizada em Guimarães.
Segundo a Câmara Municipal de Guimarães, este lançamento representa “não só a afirmação da identidade musical e cultural da Tun’Obebes, mas também o culminar de um trabalho coletivo que une várias gerações de tunantes ao longo de mais de três décadas”.
Com mais de 30 anos de existência, a Tun’Obebes é a única tuna feminina do concelho de Guimarães e encontra-se “profundamente enraizada na tradição académica e cultural vimaranense”. Ao longo do seu percurso, tem levado o nome de Guimarães e da Universidade do Minho além-fronteiras, com atuações de norte a sul do país e também no estrangeiro.
Para a autarquia, a Tun’Obebes representa mais do que a academia: “Através da música, do traje, da irreverência e da tradição, inspira jovens de diferentes origens a valorizar a cultura local. Em muitos contextos, é a primeira imagem do espírito vimaranense para estudantes, famílias e comunidades — uma imagem viva, artística e genuinamente cultural”.
Recorde-se que, no passado dia 20 de setembro, a tuna lançou o primeiro videoclipe de um tema original, que já ultrapassou as 27 mil visualizações nas redes sociais do Município de Guimarães, sendo descrito como “um verdadeiro vislumbre da experiência de estudar em Guimarães e na Universidade do Minho”.






























