Nas terras altas do Minho, o pequeno-almoço foi acompanhado de neve

Serras do Minho pintadas de branco e avisos laranja do IPMA

Várias serras do Minho acordaram hoje pintadas de branco, após a queda de neve que começou às 21:00 de sábado, conforme as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Castro Laboreiro, clientes do estabelecimento “A Castrejinha” tomaram o café da manhã acompanhado de bolo-rei e neve acumulada ao redor, vivendo uma experiência típica do inverno nas montanhas.

Outros pontos das terras altas também ficaram cobertos de neve. Na zona do Mezio, em Arcos de Valdevez, Joaquim Campos registou imagens da paisagem branca que encantam moradores e visitantes. Em Cabeceiras de Basto, alguns dos pontos mais altos tiveram neve, embora com pouca acumulação, levando alguns negócios a permanecerem fechados.

Em Campos, Vieira do Minho, e no Viso, Celorico de Basto, nevou com intensidade durante a madrugada, conforme registado por vídeo e imagens locais.

Devido à situação, os distritos de Braga e Viana do Castelo estiveram sob aviso laranja do IPMA, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste entre 5 e 6 metros, podendo atingir os 10 metros em Esposende, Viana do Castelo e Caminha. O aviso laranja indica situação de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo assinala risco para atividades dependentes das condições meteorológicas.

O inverno começou oficialmente hoje, com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas entre 4 e 14 °C, enquanto no interior Norte e Centro podem chegar a 0 °C ou menos, devido à passagem de uma massa de ar polar marítima.

https://www.facebook.com/reel/1198048265765471

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here