Braga En’Cena: Estreias de Oito Espetáculos Exclusivos no Theatro Circo

Festival promete diversidade e novidades na programação artística da emblemática sala de espetáculos bracarense.

Braga En’Cena está de volta para a sua segunda edição, trazendo ao palco do Theatro Circo oito espetáculos inéditos, numa celebração das companhias de teatro local.

Este ano, a iniciativa decorre entre 7 de abril e 8 de outubro, atendendo aos anseios das entidades culturais locais e focando-se na promoção e desenvolvimento do teatro no concelho.

O Braga En’Cena materializa-se como uma iniciativa complementar de apoio às entidades culturais dedicadas ao teatro na região. Surge do desafio de diferentes companhias dialogarem e desenvolverem, de forma articulada, novas produções teatrais, tanto em projetos individuais como coletivamente.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira do Theatro Circo e online em www.bol.pt, com o custo de cinco euros por ingresso.

Num ano marcado pelos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as companhias de teatro foram incentivadas a abordar temáticas relacionadas com os valores de Abril.

O primeiro espetáculo a subir ao palco, no dia 7 de abril, pelas 17h00, é a peça de teatro coletiva “Até Quando?” do “Movimento Semnome”. Trata-se de uma manifestação artística e coletiva que celebra um dos momentos mais importantes da história de Portugal. Esta manifestação pretende desafiar o público a refletir e questionar sobre o que é a liberdade e realçar que ela não deve ser tomada como garantida – não devemos esquecer o passado trágico para que ele não se repita no futuro. Até Quando? A ideia é que seja para Sempre.

O Movimento Semnome é composto pelos grupos Artes d’Alegria, CEA – Cooperativa de Ensino Artístico; Grupo Cénico de Arentim; Grupo de Teatro Planalto; Malad’Arte Produções; Nova Comédia Bracarense; Projeto Expressar; Teatro D’Art e Tin.Bra – Academia de Teatro.

No dia 14 de abril, pelas 17h00, é a vez do espetáculo “Animais”, do Grupo de Teatro Planalto. A peça foi criada a partir da obra “A Quinta dos Animais” de George Orwell, escrita em 1945.

A programação completa está disponível no portal do município em www.cm-braga.pt.