Candidato presidencial passa também por Braga com arruada marcada para a tarde
O almirante Henrique Gouveia e Melo, candidato à Presidência da República, estará esta sexta-feira, 9 de janeiro, em Guimarães, numa visita que coincide com o arranque oficial da Capital Verde Europeia 2026.
A deslocação tem início no Monte Latito, com uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, Residência Oficial do Presidente da República na Zona Norte desde 1959. A receção está agendada para as 11h30 e inclui uma visita ao palácio ducal, que se encontra atualmente a ser alvo de obras de beneficiação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Contacto com a população no Centro Histórico
Após a passagem pelo Monte Latito, Henrique Gouveia e Melo seguirá a pé para o Centro Histórico de Guimarães, que em 2026 assinala o 25.º aniversário da sua classificação como Património Mundial da UNESCO. A partir das 12h15, o candidato irá contactar diretamente com a população e com várias instituições vimaranenses, entre as quais a Irmandade de São Crispim e São Crispiniano e a associação oncológica “PPA – Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude”.
O programa contempla ainda momentos de contacto com o comércio tradicional da cidade.
Almoço na Zona de Couros
A visita a Guimarães termina com um almoço na Zona de Couros, área integrada no Património Mundial desde setembro de 2023, distinção que permitiu à cidade duplicar a sua área classificada pela UNESCO.
Arruada em Braga durante a tarde
Ainda esta sexta-feira, Henrique Gouveia e Melo desloca-se a Braga, onde participa numa arruada agendada para as 15h30. O ponto de partida será na Sé Catedral, seguindo pela Rua do Souto em direção à Avenida Central, numa iniciativa de contacto direto com a população.
A presença do candidato em Guimarães e Braga insere-se na agenda de campanha para as eleições presidenciais, privilegiando a proximidade com os cidadãos e as instituições locais.































