No total, mais de 218 mil cidadãos vão votar em mobilidade nas presidenciais de 18 de janeiro
Mais de 11,5 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no distrito de Braga, de acordo com dados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e enviados à agência Lusa.
No conjunto do país, até às 23h59 de quinta-feira, registaram-se 218.481 inscrições para esta modalidade de voto antecipado, que permite aos eleitores exercerem o direito de voto fora da área de recenseamento. Lisboa lidera a lista de distritos com maior número de inscritos, com 67.168 eleitores, seguida do Porto (35.016), Setúbal (18.276), Braga (11.882), Aveiro (11.368) e Coimbra (11.003).
O voto antecipado em mobilidade realiza-se no próximo domingo, uma semana antes das eleições presidenciais marcadas para 18 de janeiro, podendo os eleitores votar em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Para tal, é necessário apresentar identificação e indicar a freguesia de recenseamento.
Os eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade e que, por qualquer motivo, não consigam exercer o voto nessa data, poderão fazê-lo no dia da eleição na assembleia ou secção de voto onde se encontram recenseados.
O voto antecipado em mobilidade foi alargado a todos os concelhos do país pela primeira vez nas eleições presidenciais de janeiro de 2021, em contexto de pandemia de covid-19, tendo então sido registadas 246.922 inscrições.






























