Marques Mendes e Gouveia e Melo fora da segunda volta

António José Seguro confirma vitória; Ventura e Cotrim disputam lugar decisivo

As projeções divulgadas na noite eleitoral confirmam o cenário já antecipado pelas sondagens: Luís Marques Mendes e o almirante Henrique Gouveia e Melo são os grandes derrotados destas eleições presidenciais, ficando ambos afastados da segunda volta, apesar de durante meses terem sido apontados como fortes favoritos à vitória.

Cerca de meia hora após o anúncio das primeiras projeções, que dão a vitória a António José Seguro, candidato apoiado pelo PS, tornou-se evidente que o candidato apoiado pelo PSD não conseguirá garantir presença na fase decisiva do sufrágio. O mesmo desfecho se aplica a Gouveia e Melo, que ganhou forte notoriedade junto da opinião pública enquanto responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19.

A segunda volta, agendada para 8 de fevereiro, deverá opor António José Seguro a André Ventura, líder do Chega, embora João Cotrim de Figueiredo, candidato da Iniciativa Liberal, ainda mantenha hipóteses matemáticas de alcançar o segundo lugar, após uma campanha marcada por uma subida acentuada nas intenções de voto.

Também à esquerda do PS o cenário é de forte penalização eleitoral. Os candidatos da extrema-esquerda não deverão, em conjunto, ultrapassar entre 5% e 7% dos votos. Manuel João Vieira terá mesmo superado o candidato do Livre, Jorge Pinto, enquanto Catarina Martins, num reflexo da crise interna do Bloco de Esquerda, deverá ficar abaixo dos 2%, ainda assim ligeiramente à frente de António Filipe, apoiado pela CDU.

No topo da corrida surgem, assim, os únicos vencedores da noite: António José Seguro, André Ventura e João Cotrim de Figueiredo. Seguro consolida a liderança e confirma a passagem à segunda volta, numa vitória simbólica dez anos depois de ter sido afastado da liderança do PS. Ventura, por seu lado, poderá alcançar mais de 25% dos votos, afirmando-se como uma das principais forças do atual panorama político. Já Cotrim de Figueiredo destaca-se como o candidato da direita moderada com reais possibilidades de disputar a decisão final, contrariando o estatuto inicial de outsider.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here