Massa de ar polar proveniente da Gronelândia traz o maior nevão do inverno e forte agravamento das condições meteorológicas
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, na manhã desta quinta-feira, um aviso vermelho — o mais elevado numa escala de três níveis — para os distritos de Braga e Viana do Castelo, devido à previsão de queda de neve intensa. O alerta máximo abrange ainda os distritos do Porto, Vila Real e Viseu.
De acordo com o IPMA, o aviso entra em vigor à meia-noite de sexta-feira e prolonga-se até às 09:00 de sábado. Está prevista queda de neve acima dos 600 a 800 metros de altitude, com acumulações que poderão atingir entre 20 e 30 centímetros acima dos 800 metros.
O Instituto alerta para a possibilidade de “perturbação grave causada pela queda de neve com acumulação e eventual formação de gelo”, cenário que poderá provocar vias interditas, danos em estruturas e árvores, bem como constrangimentos nos abastecimentos locais.
Massa de ar polar proveniente da Gronelândia
A possibilidade de emissão de aviso vermelho, emitido pelo IPMA deve à possibilidade de ser o maior nevão registado até agora neste inverno. Apesar de um episódio significativo ocorrido na semana do Natal, este novo evento poderá ser ainda mais intenso em alguns locais.
Segundo explicou, a situação meteorológica resulta de uma descida na latitude do jato polar, permitindo que as depressões avancem mais para sul. “Vamos ter uma vasta região depressionária sobre todo o Atlântico Norte, estendendo-se à Península Ibérica, transportando uma massa de ar polar proveniente da Gronelândia, que trará precipitação, frio e queda de neve significativa”, detalhou.
Depressão Ingrid chega esta tarde
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental começam a fazer-se sentir já a partir da tarde de hoje. O IPMA emitiu vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima para diversos distritos, incluindo Braga e Viana do Castelo.
Por causa da chuva, Lisboa, Leiria e Coimbra estão sob aviso amarelo entre as 15:00 e as 18:00 de hoje. Já os distritos de Braga, Viana do Castelo, Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Santarém, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre estarão sob o mesmo aviso entre as 15:00 e as 21:00.
Costa do Minho sob aviso vermelho
A costa do Minho, atualmente sob aviso laranja, passará a aviso vermelho no sábado devido à forte agitação marítima, situação que se estenderá a toda a faixa costeira de Portugal continental.
O aviso vermelho estará em vigor entre as 03:00 e as 19:00 de sábado, com previsão de ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir os 15 metros de altura máxima.
Rajadas até 75 km/h
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para o vento, a partir da noite desta quinta-feira e até sexta-feira, para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Beja, Leiria, Setúbal, Faro e Porto, devido a vento do quadrante oeste com rajadas que poderão atingir os 75 quilómetros por hora.
O aviso vermelho é reservado para situações meteorológicas extremas, o laranja indica risco moderado a elevado e o amarelo sinaliza risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
































