Ambientalistas criticam ministro de Vila Verde por “ataque inédito” às instituições da natureza

ZERO acusa José Manuel Fernandes de tentar politizar a ciência e condicionar técnicos do ICNF

A associação ambientalista ZERO classificou como um “ataque inédito à dignidade das instituições” as recentes declarações do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, natural de Vila Verde, dirigidas aos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O jornal Público revelou que o ministro enviou um vídeo aos técnicos apelando à proatividade e sugerindo que, caso a legislação impeça a concretização de projetos, deve-se questionar a lei e até alterá-la. Após a divulgação da notícia, José Manuel Fernandes pediu nas redes sociais a demissão dos dirigentes responsáveis pelo conteúdo, acusando-os de serem “mentirosos, covardes e radicais”.

Em comunicado, a ZERO afirma que as declarações “colocam em causa o estado de direito e violam o Código de Conduta do Governo”, representando “um ataque direto à autonomia técnica da Administração Pública e uma violação das normas que regem o exercício de cargos políticos em Portugal”.

A associação considera “inaceitável” a ideia de que se deve mudar a lei quando esta impede a aprovação de projetos, sublinhando que tal postura politiza a ciência e condiciona a atuação de técnicos cuja missão é proteger o património natural.

O PS também reagiu, acusando o Governo de exercer “pressão ilegítima” sobre entidades responsáveis por avaliações de impacto ambiental, como o ICNF e a APA, e solicitou a audição urgente do ministro no Parlamento.

Segundo a ZERO, “num momento em que Portugal enfrenta desafios climáticos e de biodiversidade críticos”, é essencial um ICNF forte, independente e respeitado, e não uma aut

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here