Gil Vicente perde no Dragão por 3-0

O Gil Vicente perdeu esta segunda-feira frente ao líder FC Porto, por 3-0, no encerramento da 19.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que os ‘dragões’ passaram por dificuldades na primeira parte, mas foram claramente superiores após o intervalo.

Samu inaugurou o marcador aos 37 minutos, na conversão de uma grande penalidade, antes de Martim Fernandes, aos 75, e William Gomes, aos 86, fecharem o resultado. À data do segundo golo portista, os barcelenses já jogavam com menos um elemento, devido à expulsão de Martín Fernández, aos 69 minutos.

Com este triunfo, o FC Porto somou a 11.ª vitória consecutiva na I Liga, mantendo a liderança isolada da competição, agora com 55 pontos. Já o Gil Vicente caiu para o quinto lugar, com 31 pontos, perdendo o quarto posto para o Sporting de Braga.

Apesar da entrada pressionante dos gilistas, foi o FC Porto a criar a primeira grande ocasião, logo aos três minutos, quando Gabri Veiga recuperou uma bola no meio-campo e lançou Borja Sainz, que rematou muito perto da baliza visitante.

Aos 12 minutos, Borja Sainz voltou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Com o avançar do primeiro tempo, o Gil Vicente foi equilibrando o encontro e condicionando a saída de bola curta dos portistas.

Os ‘galos’ criaram perigo sobretudo através de remates de meia distância, com destaque para Santi García, que obrigou Diogo Costa a uma defesa apertada aos 15 minutos.

O momento decisivo da primeira parte surgiu aos 37 minutos, quando Samu sofreu grande penalidade num lance de pontapé de canto, por agarrão de Murilo. O avançado espanhol assumiu a cobrança e converteu com sucesso, alcançando o 20.º golo da temporada, 13 dos quais na I Liga.

Na segunda parte, o Gil Vicente ainda ameaçou o empate, nomeadamente aos 67 minutos, quando Luís Esteves acertou no poste na cobrança de um livre direto. No entanto, dois minutos depois, Martín Fernández viu o cartão vermelho direto por uma entrada violenta sobre Thiago Silva, complicando definitivamente a tarefa dos visitantes.

A superioridade numérica permitiu ao FC Porto controlar o encontro e ampliar a vantagem. Aos 75 minutos, Martim Fernandes marcou com um potente remate de fora da área, na sequência de um canto curto. Já aos 86, William Gomes fez o 3-0 final, após arrancada pela direita e um ressalto favorável.

Nos minutos finais, o Gil Vicente ainda podia ter reduzido, mas Diogo Costa voltou a destacar-se com uma defesa de grande nível.

O FC Porto mantém-se isolado na liderança, com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e 10 sobre o Benfica, enquanto o Gil Vicente segue no quinto lugar, com 31 pontos.

Declarações em conferência de imprensa após o jogo FC Porto – Gil Vicente (3-0), da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol

“Sabíamos que o FC Porto iria entrar forte nos primeiros 15 minutos. Tínhamos de nos aguentar e acho que o fizemos muito bem. Depois começámos a crescer no jogo, criámos uma ou outra situação em que acabámos por não finalizar e o FC Porto também teve dois lances dentro da área.

A primeira parte foi muito equilibrada e foi num detalhe, o penálti, que o FC Porto marcou, o que lhes facilitou a vida. Ao intervalo conversámos e tornámos a equipa um pouco mais agressiva e mais solta com bola.

Na segunda parte entrámos melhor do que o FC Porto e tivemos um livre em que o Luís Esteves acertou no poste. A equipa estava bem na procura pelo empate e nunca abdicámos da nossa identidade. A partir da expulsão do Martín Fernández, o jogo muda completamente.

Mesmo com menos um, a equipa nunca se desorganizou e ainda criámos mais uma situação. O resultado não foi o que queríamos, mas nunca deixámos de competir bem. A equipa sabe como ganha, empata e perde, e isso deixa-me satisfeito. Jogar contra o FC Porto já é difícil; com um penálti e uma expulsão, ainda mais. Seguimos fortes.”


Francesco Farioli (treinador do FC Porto)

“O resultado de hoje foi importante frente a uma equipa que está a fazer um trabalho fantástico na I Liga. Tivemos poucos dias entre jogos, um voo atrasado e várias circunstâncias difíceis, e tudo isso valoriza ainda mais esta vitória.

Já estamos a pensar no jogo frente ao Rangers, na Liga Europa, que é muito importante para nós. A atitude e a mentalidade ganhadora que os jogadores demonstram, não só nos jogos, mas também nos treinos, ajudam-nos a elevar o nosso nível competitivo.

A avaliação deste primeiro período da época é muito positiva, sobretudo ao nível da atitude, mas há muito a melhorar. Hoje tivemos duas ou três oportunidades que poderíamos ter aproveitado mais cedo para encaminhar o jogo de outra forma.

Pedi ao Eustáquio para falar antes do jogo e o seu discurso deu-me ‘pele de galinha’. Falou da sua evolução, dos sacrifícios que fez para chegar aqui, e deixou também palavras importantes ao Samu. Temos um grupo de líderes e de amigos, muito profissional e comprometido com o clube.

O penálti do Samu foi um momento especial. Todo o estádio cantou o seu nome e apoiou-o num momento difícil. Depois do jogo com o Viktoria Plzen falou-se muito da reação dele, mas hoje mostrou carácter.

A progressão do Martim Fernandes é evidente. Nunca duvidei da sua qualidade, mas teve um início de época complicado, com várias lesões. Depois ainda passou por momentos difíceis, como uma expulsão e um penálti cometido em Nottingham. São situações pesadas para um jogador jovem, mas teve a capacidade de manter a cabeça fria e esperar pelas oportunidades.”

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Gil Vicente, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Samu, 37 minutos (grande penalidade).

2-0, Martim Fernandes, 75.

3-0, William Gomes, 86.

Equipas

– FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Thiago Silva, Bednarek, Kiwior, Pablo Rosario, Victor Froholdt (Eustáquio, 81), Gabri Veiga (Rodrigo Mora, 61), Pepê (Pietuszewski, 76), Borja Sainz (William Gomes, 61) e Samu (Deniz Gul, 76).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, William Gomes, Alberto Costa, Alan Varela, Francisco Moura, Deniz Gul, Pietuszewski e Rodrigo Mora.)

Treinador: Francesco Farioli.

– Gil Vicente: Dani Figueira, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Buatu, Konan, Zé Carlos Ferreira (Martín Fernández, 67), Santi García, Murilo (Sergio Bermejo, 87), Luís Esteves (Joelson Fernandes, 76), Touré (Hevertton Santos, 76) e Gustavo Varela (Bamba, 68).

(Suplentes: Lucão, Bamba, Joelson Fernandes, Sergio Bermejo, Hevertton Santos, Agustín Moreira, Carlos Eduardo, Martin Benitez e Antonio Espigares.)

Treinador: César Peixoto.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo Murilo (35), Zé Carlos (36), Gabri Veiga (36) e Kiwior (90+4). Cartão vermelho direto para Martín Fernández (69).

Assistência: 34.273 espectadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here