António Salvador: “Ser do Braga implica a adesão a pilares que são inegociáveis”

António Salvador: “Ser do Braga implica a adesão a pilares que são inegociáveis”

O presidente do SC Braga, António Salvador, defendeu esta segunda-feira o reforço da cultura interna do clube, durante o discurso proferido na Gala Legião de Ouro, cerimónia que encerrou as comemorações do 105.º aniversário dos arsenalistas.

“Para estar no Sporting Clube de Braga não basta ser bom, não basta ter qualidade. Para se ser um ‘Guerreiro’ de Ouro é preciso compromisso, rigor e mentalidade. É preciso ser Braga”, afirmou o dirigente, sublinhando que representar o clube implica a adesão a valores que considera inegociáveis.

António Salvador destacou a importância da identidade bracarense, frisando que “estar no Braga, ser do Braga, exige ousadia, bravura, exigência, rigor e identidade”, valores que, segundo disse, implicam “um compromisso absoluto com o clube, com a cidade e com a comunidade, sendo Braga a 100%”.

A gala contou com a presença de várias figuras do desporto nacional, entre as quais o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Reinaldo Teixeira.

Entre as distinções atribuídas, Rodrigo Zalazar foi eleito Futebolista do Ano, enquanto João Moutinho recebeu o prémio ‘Guerreiro’ de Ouro e Mérito. Já José Manuel Fernandes, atual ministro da Agricultura e antigo presidente da Mesa da Assembleia-Geral do clube, foi distinguido com o galardão ‘Guerreiro’ de Honra.

No discurso que encerrou a cerimónia, António Salvador evocou o percurso histórico do clube, agradecendo a todos quantos contribuíram para o seu crescimento e deixando uma mensagem de confiança no futuro. “Não celebramos apenas mais uma data no calendário. Celebramos uma história, uma identidade e um clube que soube crescer sem nunca deixar de ser fiel a si próprio”, afirmou.

O líder dos arsenalistas sublinhou que o SC Braga é feito de gerações que transmitiram o símbolo “de mão em mão e de coração em coração”, destacando a ambição permanente de nunca se conformar. “Nunca aceitámos limites impostos por outros, nunca desistimos de querer mais e nunca abdicámos da nossa identidade”, reforçou.

António Salvador destacou ainda o crescimento do clube no plano internacional, salientando a importância do apoio da comunidade. “O Braga quer vencer em Portugal e no mundo, mas precisa da força da sua gente. Sentimos um alinhamento que pode ser decisivo para o nosso sucesso e tudo faremos para elevar ainda mais o nome de Braga e do Minho”, garantiu.

Por fim, o presidente do SC Braga sublinhou o impacto do sucesso desportivo na cidade. “Quando o Braga ganha, a cidade é mais feliz. Quando o Braga tem sucesso, a cidade avança. Quando o Braga brilha em Portugal ou na Europa, todos somos mais reconhecidos e respeitados. O desafio é projetarmo-nos para fora, mas isso só será possível se formos cada vez mais competentes cá dentro. É aqui, todos os dias, que se constrói o sucesso”, concluiu.

Premiados na gala Legião de Ouro 2026

Jovem Atleta do Ano: Romário Cunha

Futebolista do Ano: Rodrigo Zalazar

Atleta do Ano: Ana Rodrigues (Natação) e Matilde Calado (Voleibol)

Revelação do Ano: Formação Futebol Feminino

Atleta Amador do Ano: Luís Caravana (Boccia)

Gverreiro Solidário: Corações com Coroa

Parceiro do Ano: Solverde

Gverreiro Reconhecimento: Artur Correia

Gverreiro de Ouro e Mérito: João Moutinho

Gverreiro de Honra: José Manuel Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here