Morreu Fernando Mamede, lenda maior do atletismo português

Antigo recordista mundial dos 10.000 metros faleceu aos 74 anos

Fernando Mamede, um dos maiores nomes da história do atletismo português e antigo recordista mundial dos 10.000 metros, morreu esta terça-feira, aos 74 anos, confirmou o Sporting Clube de Portugal, emblema que representou durante grande parte da sua carreira.

“O Sporting manifesta o seu profundo pesar pela morte de Fernando Mamede, antigo atleta dos leões que faleceu esta terça-feira aos 74 anos”, lê-se numa nota publicada no site oficial do clube de Alvalade.

Natural de Beja, Fernando Mamede foi uma figura ímpar do atletismo nacional e internacional. Deteve o recorde mundial dos 10.000 metros entre 1984 e 1999, um feito que o colocou definitivamente entre os grandes nomes da modalidade a nível global.

Ao longo da carreira, participou em três edições dos Jogos Olímpicos — Munique 1972, Montreal 1976 e Los Angeles 1984 — e conquistou inúmeras medalhas, com destaque para o bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato, em 1981.

Foi também recordista europeu e mundial, tendo contribuído para várias conquistas coletivas do Sporting, clube onde permanece como uma referência histórica do atletismo.

“Além das inúmeras medalhas, foi recordista europeu e mundial e contribuiu para várias conquistas coletivas do Sporting, sendo até hoje lembrado como uma lenda da modalidade”, recorda o clube.

De acordo com informações avançadas pela comunicação social portuguesa, citando fontes da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mamede terá falecido devido a complicações cardíacas.

A sua morte representa uma perda profunda para o desporto nacional, deixando um legado de excelência, perseverança e paixão pelo atletismo que marcará gerações futuras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here