A Adega Cultural de Vila Verde foi palco, ontem à noite, da 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, cerimónia que distinguiu personalidades, atletas e clubes que marcaram o desporto da região ao longo de 2025. O evento reuniu cerca de meio milhar de pessoas e ficou marcado pelo glamour, emoção e reconhecimento do talento minhoto.
Entre os grandes vencedores da noite estiveram Rui Neto, eleito Treinador do Ano, Adrien Silva, distinguido com o prémio Consagração, Rafa, vencedor do Grande Prémio do Júri Individual, e o Santa Luzia FC, que arrecadou o Grande Prémio do Júri Coletivo.
O técnico vianense Rui Neto, que conduziu o Óquei de Barcelos à conquista do título europeu de hóquei em patins, superou na votação Rui Costa (natação – Vitória SC) e Rui Fernandes (canoagem – Seleção Nacional).
O prémio Consagração, um dos mais prestigiados da gala, foi atribuído a Adrien Silva, atleta com fortes ligações ao Minho, que bateu a concorrência de Ukra (futebol) e Vânia Neves (natação).
Já o Santa Luzia FC foi distinguido com o Grande Prémio do Júri Coletivo, após uma época histórica em que se sagrou vice-campeão nacional de futsal feminino na temporada 2024/2025, apenas superado pelo GCR Nun’Álvares.
No plano individual, o Grande Prémio do Júri foi entregue a Rafa, natural de Barcelos e atualmente jogador do FC Porto em hóquei em patins, superando Armindo Araújo (automobilismo), Diana Durães (natação) e Rui Silva (andebol).
Destaque ainda para Pedro Neto, internacional português e jogador do Chelsea FC, eleito Futebolista do Ano, à frente de Francisco Trincão (Sporting CP) e Rute Costa (SL Benfica).
No futebol amador, o prémio foi atribuído a Telmo Fernandes (Vieira SC).
Foram também premiados Carlos Martins (andebol – ABC), Daniela Ferreira “Pisko” (futsal – GCR Nun’Álvares) e Ricardo Monteiro (basquetebol – SC Braga).
A , abriu a cerimónia, sublinhando o orgulho do município em acolher os “Óscares do Desporto do Minho”, numa noite que celebrou o talento, a superação e o crescimento do desporto regional.
A gala distinguiu 28 vencedores entre 86 nomeados e homenageou ainda 50 atletas minhotos campeões da Europa e do Mundo em 2025, o maior número de sempre alcançado num único ano.
A Presidente da Câmara Municipal Vila Verde Júlia Fernandes sublinhou ser «uma honra e um orgulho» para Vila Verde acolher os “Óscares do Desporto” do Minho.
«Gosto de ver este espaço cheio de talentos e amigos. Obrigado a todos os que, apesar de um dia de chuva, fizeram questão de estar presentes. Esta é uma noite de celebração do talento daqueles que se superam todos os dias e procuram ser sempre melhores. E que excelentes atletas e clubes temos no Minho e, permitam-me, em Vila Verde», afirmou.
A edil vilaverdense deixou ainda palavras de agradecimento à organização do evento, que celebra este ano a sua 28.ª edição.
«Quero agradecer a todos os que, há 28 anos, fazem a festa do desporto e homenageiam quem tanto faz pelo Minho. Este é um espaço multiusos e queremos que acolha cada vez mais eventos. Que esta festa de homenagem ao talento e à superação continue por muitos anos e com muitos prémios», concluiu.
Por sua vez, Olga Meneses, coordenadora de Projetos da Direnor e um dos rostos da organização, destacou o crescimento do desporto na região.
«Ao fim de 28 anos continuamos a dizer presente. Esta é a grande festa do desporto da região, um momento de reconhecimento, gratidão e valorização do que se faz no Minho», afirmou.
Olga Meneses salientou ainda os números expressivos do desporto minhoto:
«O Minho tem mais de um milhão de habitantes, 24 concelhos, 261 infraestruturas desportivas e 1.343 clubes com prática formal e informal. Envolve mais de 50 mil atletas, dirigentes e árbitros, sendo uma referência em várias modalidades. Temos atletas medalhados olímpicos, campeões da Europa e do Mundo. Só em 2025 conquistámos 62 títulos europeus e mundiais. O Minho merece o nosso respeito e admiração», rematou.
Campeões do Mundo e da Europa: Fernando Pimenta (Canoagem – Maratonas e Velocidade), João Ribeiro (Canoagem – Velocidade), José Ramalho (Canoagem – Maratonas), Ricardo Coelho (Canoagem – Maratonas), Rui Lacerda (Canoagem – Maratonas), Pedro Neto (Futebol), Duarte Cunha Futebol (Futebol – Sub 17), Gabriel Dbouk (Futebol – Sub 17), Romário Cunha (Futebol – Sub 17), Santiago Verdi (Futebol – Sub 17), Zeega (Futebol – Sub 17).
Campeões do Mundo: Bernardo Oliveira (Automobilismo), Sofia Oliveira (Kickboxing), David Rodrigues (Futebol – Sub 17), Maria Carvalho (Kempo), Pedro Pereira (Kempo Adaptado)
Campões da Europa: Iúri Leitão (Ciclismo de Pista), Diogo Dalot (Futebol), Francisco Trincão (Futebol), Gonçalo Alves (Hóquei em Patins), Hélder Nunes (Hóquei em Patins), Rafa (Hóquei em Patins), Luís Querido (Hóquei em Patins), Miguel Rocha (Hóquei em Patins), Conti Acevedo (Hóquei em Patins), Pedro Silva (Hóquei em Patins), Danilo Rampulla (Hóquei em Patins), Miguel Vieira (Hóquei em Patins), Luís Belchior (Hóquei em Patins), Manuel Leite (Jet-Ski), José Gonçalves (Boccia), Salvador Oliveira (Ginástica), Martim Oliveira (Hóquei em Patins – Sub 19), Miguel SanPedro Rocha (Hóquei em Patins – Sub 23), Sofia Madureira (Kempo), Sabrina Costa (Kempo), Ângelo Fernandes (Kempo), João Machado (Atletismo – Síndrome de Down), Luís Gonçalves (Futsal – Síndrome de Down), Nelson Silva (Futsal – Síndrome de Down), Paulo Lemos (Judo – Síndrome de Down). Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins), Sporting Clube de Braga (Corta-mato Fem.).
roféu O Minhoto — Lista de Premiados
Modalidades Desportivas
- Andebol — Carlos Martins
- Artes Marciais e Desportos de Combate — Leandro Gomes
- Atletismo — Gabriel Maia
- Basquetebol — Ricardo Monteiro
- Canoagem — Ricardo Coelho
- Ciclismo — Pedro Silva
- Desporto Adaptado — Jorge Miguel Sousa
- Desportos Motorizados — Diogo Correia
- Futebol Amador — Telmo Fernandes
- Futebol Profissional — Pedro Neto
- Futsal — Daniela Ferreira (“Pisko”)
- Natação e Polo Aquático — Pedro Camargo
- Patinagem — Miguel Rocha
- Râguebi — Lucas Vilela
- Remo — João Sebastião Veloso
- Ténis — Gonçalo Castro
- Voleibol — Raquel Moreno Silva
Outras Distinções
- Modalidades Diversas — João Faria
- Árbitro — Diogo Martins
- Treinador — Rui Neto
- Dirigente Desportivo — Miguel Laranjeiro
Prémios Especiais
- Revelação — António Simão Mendes
- Consagração — Adrien Silva
- Desporto Escolar — Agrupamento de Escolas de Vila Verde
- Clube de Fomento ao Desporto Jovem — Escola de Atletismo Rosa Oliveira
- Evento do Ano — Descida ao Sarrabulho
Grandes Prémios do Júri
- Grande Prémio do Júri Individual — Rafa
- Grande Prémio do Júri Coletivo — Santa Luzia FC
































