O ciclista vianense Iúri Leitão conquistou esta quinta-feira a medalha de prata no madison dos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, em Konya, na Turquia, fazendo dupla com Diogo Narciso.
Na última prova do programa europeu, a dupla portuguesa foi uma das duas equipas a conseguir dobrar o pelotão, o que valeu 20 pontos extra, a par com a Alemanha. Ainda assim, os alemães Roger Kluge e Moritz Augenstein foram dominadores, dobrando o pelotão por duas vezes e somando 85 pontos, contra 55 de Portugal. A Bélgica fechou o pódio, com 38 pontos.
Esta foi a segunda medalha de Portugal nestes Europeus, depois de Iúri Leitão, campeão olímpico de madison com Rui Oliveira, se ter sagrado campeão europeu de omnium, garantindo o primeiro título europeu português numa disciplina olímpica.
A dupla lusa começou a pontuar cedo, logo no segundo dos 20 sprints da corrida, somando pontos em 12 deles. A medalha ficou praticamente assegurada quando Portugal dobrou o pelotão antes do 14.º sprint, arrecadando os decisivos 20 pontos adicionais.
Os alemães estiveram sempre no controlo da prova, vencendo sete sprints e neutralizando os ataques adversários nas últimas 30 voltas das 200 que compuseram a corrida.
O bronze foi decidido apenas no sprint final, com os belgas Jasper de Buyst e Jules Hesters a garantirem o terceiro lugar, depois de entrarem nas últimas 10 voltas empatados com os Países Baixos.
Esta medalha foi a 23.ª de Portugal em Europeus masculinos de pista, sendo a 11.ª de Iúri Leitão, que soma já quatro títulos europeus de scratch (2020, 2022, 2024 e 2025), um na corrida por pontos (2025) e o título conquistado na véspera em omnium.
Para Diogo Narciso, esta foi a primeira medalha em elites, depois de já ter conquistado três pratas em Europeus de sub-23, no scratch (2023) e na corrida por pontos (2021 e 2022).






























