O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou na noite deste domingo António José Seguro pela vitória nas Eleições Presidenciais, tendo já mantido um contacto telefónico com o novo Presidente da República.
Em declarações públicas, o chefe do Governo garantiu a António José Seguro “total disponibilidade para trabalhar em prol do futuro de Portugal, com espírito de convergência, salvaguardando os direitos dos portugueses”.
Luís Montenegro sublinhou que a cooperação institucional será determinante para assegurar a estabilidade política no país, destacando o período de três anos e meio sem eleições nacionais.
“Esta colaboração e cooperação serão a nota dominante que garantirá a estabilidade em Portugal”, afirmou.
O primeiro-ministro manifestou ainda a expectativa de que este clima de entendimento permita dar resposta aos principais desafios que afetam os portugueses, apontando áreas como a saúde, educação, habitação, mobilidade e economia.
“Reafirmo os propósitos de continuarmos a reformar o Estado, atendendo de forma mais rápida e eficiente às solicitações das pessoas e das empresas”, acrescentou.
Luís Montenegro salientou também que o atual contexto político oferece condições para o cumprimento dos compromissos assumidos perante os eleitores, frisando que “todos os órgãos de soberania estão legitimados”.
Por fim, lembrou que a origem partidária não condiciona o exercício do cargo de Presidente da República, manifestando confiança numa relação institucional de cooperação entre o Governo e o Chefe de Estado, com respeito pelas diferentes posições políticas.



































