Professora de Braga condecorada pela monarquia britânica recebe nova distinção internacional

Maria João Araújo foi distinguida em Londres com o Prémio de Reconhecimento Internacional 2025

A professora Maria João Araújo, natural de Braga, foi distinguida com o Prémio de Reconhecimento Internacional 2025 durante a Gala As Notícias / RTVLusa, que decorreu na passada sexta-feira, em Londres, no Reino Unido. O galardão foi entregue pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.

O prémio, de produção artesanal, apresenta a forma de uma guitarra portuguesa e integra um coração minhoto em filigrana, simbolizando a identidade cultural portuguesa e a ligação às raízes nacionais.

A cerimónia contou com a presença de mais de duas centenas de membros da comunidade portuguesa no Reino Unido, bem como de diversas autoridades portuguesas e britânicas. O programa incluiu ainda atuações musicais das cantoras Sofia Escobar, Inês Fernandez e Madalena Alberto.

Esta nova distinção surge depois de, em 2025, Maria João Araújo ter sido condecorada com a Ordem do Império Britânico, numa cerimónia solene realizada no Castelo de Windsor, presidida pelo príncipe William, por iniciativa do rei Carlos III.

Segundo o comunicado enviado, o prémio agora atribuído pelo Governo português reconhece o impacto e a projeção internacional do trabalho desenvolvido pela docente bracarense.

Docente de Música na Universidade de Oxford, Maria João Araújo tem-se destacado no campo da diplomacia cultural internacional. Enquanto presidente da instituição Portugal-UK 650, foi responsável pelas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

Em 2025, assumiu ainda a presidência da área da Cultura e das Artes da Comunidade das Nações (Commonwealth of Nations), tendo organizado o Primeiro Prémio da Paz da Commonwealth, cuja cerimónia contou com a presença do rei Carlos III, chefe da Commonwealth, da rainha Camilla, bem como de representantes dos 56 países membros da organização.

Em Portugal, o percurso de Maria João Araújo foi igualmente reconhecido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que a distinguiu como Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here