Projeto “Bom Jesus: Requalificar III” prevê intervenção nos apeadeiros do Elevador e na Casa dos Correios
O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, manifestou esta quarta-feira total disponibilidade do Município para continuar a proteger e valorizar o Bom Jesus do Monte, durante a apresentação pública do projeto “Bom Jesus: Requalificar III”.
A sessão decorreu no Santuário do Bom Jesus do Monte e contou com a presença do presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Cónego Mário Martins, do presidente da CCDR-N, do arcebispo metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e do secretário de Estado da Cultura, entre outras entidades.
O novo projeto prevê a recuperação dos apeadeiros superior e inferior do Elevador do Bom Jesus, bem como a requalificação da histórica Casa dos Correios, reforçando a preservação e valorização do conjunto patrimonial.
Na ocasião, João Rodrigues sublinhou “a relevância do Bom Jesus do Monte enquanto ativo patrimonial, cultural e turístico de dimensão nacional e internacional”, recordando que “a classificação como Património Mundial da UNESCO implica uma responsabilidade permanente de preservação, qualificação e gestão com rigor e continuidade”.
O autarca destacou ainda a importância da cooperação entre instituições para garantir a salvaguarda daquele que é um dos principais símbolos identitários da cidade e da região.






























