O SC Braga aparece em destaque num estudo do Observatório do Futebol (CIES), ao alcançar o mesmo nível de receitas com jogadores formados que o FC Barcelona nos últimos 10 anos.
Segundo o relatório, o clube minhoto arrecadou cerca de 173 milhões de euros com a venda de 15 jogadores formados na sua academia, valor idêntico ao registado pelo emblema espanhol, que obteve o mesmo montante através de 26 atletas.
Braga entre os clubes mais rentáveis na formação
O estudo coloca o SC Braga no 35.º lugar mundial, num ranking liderado pelo SL Benfica, que soma 589 milhões de euros, seguido do Ajax e do Chelsea FC.
Portugal volta a destacar-se com vários clubes entre os mais lucrativos na formação, incluindo ainda o Sporting CP e o FC Porto.
Roger Fernandes lidera vendas bracarenses
No caso do SC Braga, o estudo destaca Roger Fernandes como o jogador que mais receitas gerou para o clube, com cerca de 34,5 milhões de euros.
O relatório sublinha ainda que o valor total do clube minhoto resulta de um trabalho consistente na formação e valorização de jovens jogadores, reforçando a posição do Braga como uma das academias mais eficientes do futebol europeu.
Formação portuguesa em destaque global
A análise do CIES reforça a tendência de crescimento dos clubes portugueses no mercado de formação, com Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga a figurarem entre os mais rentáveis a nível mundial.































