Os minhotos pagaram 400 mil euros ao Tondela para resgatar o guarda-redes brasileiro de 23 anos. A nova cláusula de rescisão está fixada nos 40 milhões de euros.
O SC Braga garantiu o regresso a título definitivo de Bernardo Fontes, tendo exercido a cláusula de resgate contratual junto do CD Tondela. O jovem guarda-redes brasileiro, de 23 anos, está assim de volta à casa que o acolheu na sua chegada à Europa, tendo assinado um vínculo válido para as próximas quatro temporadas — até 2030. Os responsáveis minhotos não quiseram deixar margem para surpresas e blindaram o jogador com uma pesada cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.
A operação de resgate custou 400 mil euros aos cofres do clube liderado por António Salvador, que recupera desta forma um dos ativos mais promissores do futebol nacional para a baliza da equipa principal.
Uma evolução sustentada em Braga e a afirmação na Beira Alta
Formado inicialmente nas escolas do Flamengo, no Brasil, Bernardo Fontes mudou-se para a Pedreira na época 2020/21 para integrar a equipa de sub-19. A partir daí, o guardião desenhou um trajeto em claro crescendo na Cidade Desportiva do clube, rubricando passagens seguras pela equipa de sub-23 e pelo conjunto secundário (equipa B).
Com o objetivo de somar minutos e ganhar maturidade competitiva, o brasileiro rumou por empréstimo ao CD Tondela na temporada 2024/25. Na Beira Alta, Bernardo Fontes não demorou a assumir a titularidade e transformou-se numa das figuras de proa da equipa: primeiro, ao ser peça crucial na conquista da Segunda Liga (com 34 jogos realizados) e respetiva subida de divisão; depois, na última época, ao confirmar todo o seu potencial na Liga principal, somando mais 34 exibições de alto nível e enorme consistência.
Às ordens de Carlos Vicens desde o primeiro minuto
Aprovado nos habituais e rigorosos exames médicos realizados na véspera, o jovem guardião brasileiro já não perdeu tempo e integrou os trabalhos do SC Braga desde o arranque oficial da pré-época.
Bernardo Fontes já treina focado na nova temporada sob o comando técnico do treinador Carlos Vicens, partindo para 2026/27 com a ambição reforçada de lutar por um lugar na baliza dos guerreiros.
































