Sameiro será um dos melhores locais de Braga para observar o eclipse solar de 12 de agosto

Santuário do Sameiro

Centro Ciência Viva instala telescópios e mobiliza especialistas para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais importantes do século

O Santuário do Sameiro, em Braga, será um dos principais pontos de observação pública do eclipse solar de 12 de agosto, graças a uma operação especial preparada pelo Centro Ciência Viva de Braga, em colaboração com a ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

Telescópios e observação em segurança

A iniciativa contará com telescópios equipados com filtros solares, bem como outros equipamentos específicos para permitir uma observação segura e de elevada qualidade do eclipse.

Segundo a organização, esta será uma das maiores operações de divulgação científica alguma vez promovidas pela instituição, envolvendo dezenas de astrónomos, cientistas, técnicos e colaboradores.

O objetivo passa por:

  • proporcionar uma observação segura ao público;
  • divulgar conhecimento científico;
  • recolher imagens e registos do fenómeno;
  • acompanhar um dos acontecimentos astronómicos mais marcantes do século XXI em Portugal.

Porque foi escolhido o Sameiro?

O Sameiro foi selecionado após uma análise das condições de observação e logística.

Entre as principais vantagens destacam-se:

  • horizonte totalmente desimpedido para poente;
  • excelente visibilidade do Sol durante a fase final do eclipse;
  • fácil acessibilidade;
  • ampla capacidade para receber visitantes;
  • boas condições de segurança.

Estas características fazem do santuário um dos melhores locais da região de Braga para acompanhar o fenómeno.

Um eclipse histórico

O eclipse de 12 de agosto de 2026 será um acontecimento raro, já que uma estreita faixa do território continental português será atravessada pela sombra da Lua, permitindo observar um eclipse total do Sol em algumas zonas do país.

Nas restantes regiões, incluindo Braga, será visível um eclipse parcial de grande magnitude, proporcionando uma oportunidade única para a observação e divulgação da astronomia.

Observação deve ser feita com proteção adequada

Os organizadores lembram que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem proteção certificada. A observação deverá ser feita apenas com:

  • óculos para eclipse certificados (norma ISO 12312-2);
  • telescópios ou binóculos equipados com filtros solares próprios;
  • equipamentos disponibilizados pelas entidades organizadoras.

A utilização de óculos de sol comuns, radiografias, vidros fumados ou outros materiais improvisados não protege a visão e pode provocar lesões permanentes na retina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here