‘UP Cávado Qualificação’ junta empresas para reforçar competitividade da região

A Associação Empresarial de Braga (AEB) integra o ‘UP Cávado Qualificação’, um novo projeto que pretende reforçar a competitividade, produtividade e capacidade de transformação das pequenas e médias empresas (PME) dos seis municípios do Cávado.

Com um incentivo de cerca de 550 mil euros, no âmbito do programa NORTE 2030, a iniciativa abrange Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

O projeto reúne quatro associações empresariais — AEB, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Barcelos e do Vale do Cávado, Associação Empresarial do Vale do Homem e Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende — e pretende apoiar as empresas perante os desafios da transformação tecnológica, digital e sustentável.

A intervenção estará centrada em quatro áreas consideradas críticas: inovação, sustentabilidade, internacionalização e bem-estar no trabalho. O objetivo passa por reforçar os conhecimentos e ferramentas disponíveis para empresários e gestores, ajudando as empresas a melhorar a sua capacidade competitiva.

Segundo Rui Marques, diretor da AEB, é necessário dotar os empresários de “mais conhecimento, mais metodologias e mais ferramentas” para que as empresas possam tornar-se “muito mais fortes e competitivas”.

Entre as ações previstas estão iniciativas de capacitação e estudos sobre o tecido empresarial da região, incluindo o projeto ‘CEIC – Competitividade Empresarial Inteligente no Cávado’.

O ‘UP Cávado Qualificação’ prevê ainda a elaboração e divulgação de rankings de empresas, com o objetivo de identificar casos de referência e permitir que boas práticas sejam replicadas por outras empresas da região.

Para Rui Marques, o projeto constitui uma oportunidade para criar “uma verdadeira agenda partilhada de competitividade empresarial à escala da região”.

A AEB terá um papel ativo na implementação da iniciativa e na mobilização do tecido empresarial, colocando ao serviço do projeto a experiência e a proximidade que mantém com as empresas, nomeadamente nas áreas da qualificação, inovação, internacionalização e competitividade.

O projeto pretende, assim, promover uma atuação conjunta das estruturas empresariais do Cávado e preparar as PME da região para responder aos desafios da inovação tecnológica, sustentabilidade, captação de talento e internacionalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here