PlayStation 5: primeiros rumores desenham consola sem retrocompatibilidade

O portal SemiAccurate adianta que a consola vai chegar às lojas já no Natal de 2019, depois de um teaser global na PlayStation Experience deste ano.

Apesar de estar prestes a receber um dos alinhamentos mais esperados dos últimos anos, a PlayStation 4 pode estar prestes a dar o lugar de destaque à PS5. De acordo com o portal SemiAccurate, que alega ter acertado em inúmeros leaks relacionados com a indústria das consolas no passado, o sistema vai chegar ao mercado já em 2019, e as primeiras características não evidenciam a presença de retrocompatibilidade, uma das opções mais desejadas da próxima geração.

O artigo publicado pelo portal estava bloqueado por uma paywall que exigia o pagamento de 1.000 dólares, mas alguns dos utilizadores mais curiosos do Resetera arranjaram maneira de contornar a exigência financeira e publicaram os detalhes mais importantes do texto, online.

PlayStation 5 não chega antes de 2020, diz analista
PlayStation 5 não chega antes de 2020, diz analista
Ver artigo

De acordo com o revelado, a consola vai ser desenvolvida com base na arquitetura Navi, da AMD, e vai integrar um CPU octa-core. Quaisquer dados relativos à RAM foram adiantados. O suporte para realidade virtual vai, obviamente, manter-se.

Apesar de ter sido indicada com uma das possíveis funcionalidades, a retrocompatibilidade não parece constar da lista de características da PlayStation 5. O rumor é contrário àquilo que tem sido a comunicação de interesses da Sony, que assim poderia aproveitar uma imensa linha de jogos lançados para a PS4. Recorde-se que este ano ainda ficaremos a conhecer God of War, Spider-Man e The Last of Us 2, por exemplo.

Segundo o SemiAccurate, os primeiros kits de desenvolvimento já chegaram às mãos de alguns estúdios, que estarão incumbidos de desenvolver os primeiros títulos para a PS5. Um deles é Cyberpunk 2077, da polaca CD Projekt.

O autor do artigo sugere que a consola possa ser anunciada e lançada já em 2019. Um dos utilizadores do Resetera, que é um dos fóruns mais mediáticos para a discussão de videojogos, afirmou que a PlayStation 5 pode ser lançada no Natal do próximo ano, depois de uma apresentação global na E3 desse mesmo ano e de um pequeno tease na PlayStation Experience de 2018.

Recorde-se que estas informações são apenas rumores sem qualquer certificação oficial. Outras fontes já adiantaram que a consola não vai chegar ao mercado antes de 2020.