Falta de entendimento com Kartódromo Internacional de Braga terá estado na base das alterações. Inscrições para a Rampa da Falperra limitadas a 120 automóveis

O calendário de 2018 do Clube Automóvel do Minho (CAM) fica marcado pelo cancelamento e alteração de circuitos de algumas provas relacionadas com automobilismo, karting e btt. Devido à falta de entendimento entre o CAM e o Kartódromo Internacional de Braga (KIB), seis provas não vão ser realizadas nas instalações do kartódromo. Algumas dessas competições foram transferidas para Viana do Castelo ou simplesmente canceladas, como é o caso de prova de automobilismo agendada para finais de Abril que acabou por ser anulada pela organização.

“O CAM não vai ter hipótese de fazer qualquer evento nas instalações do KIB, porque a administração assim não o permitiu. No total são seis provas que não vão ser feitas lá em baixo [KIB]. As provas de karting foram transferidas para Viana do Castelo”, explica Rogério Peixoto, membro da direcção do KIB.

A falta de entendimento entre as duas partes já não é de agora. Segundo Rogério Peixoto, a Câmara Municipal de Braga já terá conhecimento da situação. O representante do CAM lamenta a deslocação e cancelamento de algumas das provas que “vão penalizar de forma significativa o turismo em Braga, sobretudo o sector hoteleiro”. Milhares de amantes do automobilismo são esperados no Minho entre os dias 11 e 13 de Maio, sendo que Braga assume-se como o pólo central do evento.

“O cancelamento de algumas provas vai influenciar o turismo. Principalmente a restauração e a hotelaria. É uma perda para o clube, para o automobilismo e para a cidade”, acrescenta.

A celebrar 50 anos desde a criação do clube, o CAM anunciou ainda que a Rampa da Falperra terá inscrições limitadas a 120 automóveis. A redução deve-se ao facto da prova estar sob observação da Federação Internacional do Automóvel (FIA). “No ano passado as coisas não correram muito bem. O relatório feito foi um pouco prejudicial para nós. Temos coisas a melhorar e para que nada corra mal tivemos que limitar a Falperra a 120 pilotos”.