A abertura do Forum Braga está em contagem decrescente. O novo espaço da cidade de Braga para a realização de congressos, espectáculos, concertos, festivais, feiras e grandes eventos vai abrir as portas ao público no fim-de-semana de 28 e 29 de Abril.

Para este momento a InvestBraga está a preparar dois ‘open days’. Durante estes dias, o Forum Braga estará aberto entre as 10h00 e as 18h00, onde os visitantes irão conhecer os diversos espaços do Forum, através de visitas guiadas. A entrada é gratuita mas para poderem participar nesta iniciativa, os visitantes terão de fazer uma reserva prévia e obrigatória dos seus bilhetes. Essa reserva deve ser feita na internet em http://tiny.cc/forumbraga. Em alternativa, os visitantes podem levantar os seus bilhetes presencialmente na InvestBraga, no Posto de Turismo, no GNRation e na bilheteira do Theatro Circo. Os bilhetes estão disponíveis desde esta semana e a lotação de cada visita é limitada a 50 pessoas.

O objectivo desta iniciativa é dar o privilégio aos bracarenses de conhecerem em primeira mão o Forum Braga e poderem disfrutar das novas instalações. “Queremos que os Bracarenses sejam os primeiros a conhecer o Forum Braga. Esta nova infra-estrutura vai marcar um novo ciclo da vida da cidade, será um catalisador de novos públicos e de uma nova dinâmica cultural e económica de Braga. É um momento de viragem e queremos que a população de Braga faça parte deste momento desde o primeiro dia”, avança Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

As visitas terão uma duração prevista de cerca de 1 hora, num percurso que será pautado diversos momentos de animação e algumas surpresas. As visitas culminarão no pavilhão – que é a segunda maior sala de espectáculos do país – onde decorrerão um conjunto de actividades diversificadas.

Destaque ainda para a inauguração do Forum Arte Braga, que decorrerá no dia 28 de Abril, às 18h00. Aquela que será a galeria de arte contemporânea de Braga terá um espaço próprio dentro do Forum e a primeira exposição acolherá obras de sete artistas com projecção internacional (três deles galardoados com o prémio Turner).

Depois desta abertura, está dado o pontapé de saída para o Forum Braga acolher os eventos já confirmados para este novo espaço, sendo que o maior destaque vai para o concerto que a banda norte-americana Thirty Seconds To Mars vai dar no dia 11 de Setembro. Este concerto coincidirá com a inauguração oficial do Forum Braga. Além dos Thirty Seconds To Mars estão já marcados outros concertos no Forum Braga: Os Thievery Corporation atuam dia 27 de Julho, seguindo-se Yann Tiersen a 28 de Julho.

Mas nem só de música viverá o Forum Braga. Este espaço vai acolher grandes eventos de negócios, estando já marcadas várias feiras (como a AGRO 2018, que arranca a 10 de Maio) e diversos congressos (como é o caso do 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses ou do 41º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação). Agendados também estão alguns espectáculos de humor (Stand Up Comedy Fest) e outros mais dirigidos ao público infantil (Masha e o Urso e o Mundo de Sara).

Recorde-se que o Forum Braga tem como principal objectivo posicionar a cidade de Braga como um destino de referência do País e da Galiza para o Turismo de Negócios e Cultura e para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos.