Ao segundo de dia de competição nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) que decorrem em Aveiro, as equipas minhotas de Basquetebol, Futebol e Voleibol no masculino, garantiram a respetiva presença nos quartos-de-final da competição. O Andebol feminino assegurou a passagem às meias-finais após uma excelente partida onde bateu o Instituto Politécnico do Porto por 21-19.

Se o arranque destas Fases Finais tinha corrido bem aos minhotos, este segundo dia correu ainda melhor!

A primeira a entrar “cena” foi o Basquetebol que venceu a terceira partida da fase de grupos e garantiu o primeiro lugar do seu grupo. A vitória por quatro pontos (42-38) sobre o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET) não oferece qualquer contestação tal foi a forma como os minhotos controlaram o ritmo da partida.

O Voleibol, apesar de ter sofrido uma derrota por dois sets a zero frente ao Instituto Superior Técnico (IST), carimbou na partida seguinte a passagem à fase seguinte, após bater pelos mesmos números (2-0) a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP).

Para João Paulo Mateus, o técnico da AAUMinho, “a equipa teve uma dinâmica deveras interessante nesta última partida, culminando com uma vitória inegável e justa”. O timoneiro dos minhotos fez ainda questão de salientar “a atitude apresentada pelos jogadores, que não se deixaram abater pela derrota no primeiro jogo e garantiram no jogo decisivo a passagem aos quartos-de-final”.

O Hóquei-Patins, apesar de apenas ter feito uma partida na fase de grupos, já quase garantiu a presença nas meias-finais. Com oito equipas distribuídas por dois grupos, apuram-se para as meias os dois primeiros classificados de cada grupo.Os minhotos venceram a forte equipa da Académica por 3-1, enquanto a Nova de Lisboa bateu por 12-2 a frágil equipa do IST. Perante este cenário, muito dificilmente a AAUMinho não marcará presença nas meias-finais.

A terminar o dia em grande, após ter iniciado com uma vitória por 1-0 sobre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), o Futebol selou a passagem aos quartos-de-final com um empate a uma bola frente à Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT). Nesta última, os minhotos desperdiçaram inúmeras oportunidades de golo e acabariam por sofrer o golo do empate já ao cair do pano.

“Apuramento muito difícil num grupo muito equilibrado. Esta equipa está de parabéns e merece o apuramento. Passada a fase de grupos é ir jogo a jogo, com calma, e sabendo que qualquer erro pode ser fatal. A equipa está a crescer e acredita muito no seu valor”, as palavras são do técnico Campeão Europeu Universitário em 2016, Michael Varela, e resumem a história desta primeira fase da competição.

Amanhã começa o “mata-mata”.