“O Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Braga retomou o seu funcionamento integral com a reabertura das 12 camas que haviam sido encerradas no início de novembro, conforme anunciado hoje.

Num comunicado enviado à Lusa, o hospital informou que a operação completa foi restabelecida na segunda-feira, resultando numa disponibilidade total de 32 camas nos Cuidados Intensivos.

“A reabertura destas camas é o resultado de um esforço de coordenação e colaboração com os profissionais do Serviço de Medicina Intensiva, permitindo que o serviço retomasse o seu funcionamento integral”, afirmou Paula Vaz Marques, Diretora Clínica do Hospital de Braga.

A disponibilidade de camas tinha sido reduzida de 32 para 20 no início de novembro, devido à falta de disponibilidade de 12 dos 19 médicos intensivistas para realizar horas extraordinárias.

Na altura, o hospital explicou que a redução resultava da entrega de 12 declarações de indisponibilidade por parte dos médicos do Serviço de Medicina Intensiva, dos 19 intensivistas, para realizar mais do que as 150 horas extraordinárias indicadas pela lei.”