O Hospital de Braga está a desenvolver um projeto inovador que testa a memória social em pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla, através de um jogo realizado durante uma ressonância magnética.

Iniciado em 2022, o estudo é uma parceria entre o Hospital de Braga, a Universidade do Minho, o Centro Clínico Académico (2CA-Braga) e a Escola de Medicina do Mount Sinai, em Nova Iorque.

No decorrer do projeto, os pacientes são convidados a participar num jogo virtual enquanto estão dentro da máquina de ressonância magnética, proporcionando uma abordagem diferenciada. Durante o jogo, os participantes interagem com diversas personagens virtuais, permitindo aos investigadores inferir informações sobre a memória que estão a processar. Medidas relacionadas com a atividade de diferentes áreas do cérebro, volume cerebral e métricas associadas a lesões cerebrais em pacientes com esclerose múltipla são obtidas a partir dos dados de ressonância magnética.

Embora o projeto esteja em curso, já apresenta resultados clínicos promissores. Torcato Meira, um dos responsáveis pelo projeto, destaca que até o momento conseguiram quantificar como o volume total das lesões cerebrais está relacionado com um desempenho cognitivo social inferior nos pacientes. Este avanço despertou grande interesse em relação aos resultados funcionais.”