O Feirense derrotou hoje em casa o Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e somou três pontos importantes na luta pela manutenção enquanto que os vimaranenses viram praticamente hipotecada a possibilidade da Europa na próxima temporada.
Com quatro derrotas e um empate acumulados nas últimas cinco jornadas, o Feirense regressou às vitórias com golos de João Silva (12 minutos) e Briseño (85), depois de Raphinha ter inaugurado o marcador a favor dos vimaranenses (11).
Com 27 pontos, o Feirense subiu provisoriamente ao 17.º lugar e cedeu o último posto ao Estoril Praia (26), que hoje recebe o tetracampeão Benfica, segundo classificado, enquanto o Vitória de Guimarães segue no nono lugar, com 37 pontos.
O Vitória entrou bem no encontro e inaugurou o marcador aos 11 minutos, por intermédio de Rafinha. A equipa da casa reagiu de pronto e restabeleceu a igualdade dois minutos depois.
A terminar a primeira parte, o Vitória voltou a marcar, por intermédio de Pedro Henriques mas o árbitro anulou por alegada mão de Rafael Martins.
Na segunda parte, com as entradas de Tallo e Wakaso, o Vitória ganhou consistência ofensiva, mas não conseguiu marcar. O Feirense haveria de marcar aos 84 minutos, conquistando o triunfo.
O Vitória reclamou uma grande penalidade que ficou por marcar por mão de um defesa do Feirense, aos 75 minutos.
Após esta derrota, o Vitória continua com os mesmos 37 pontos.
Na próxima jornada o Vitória recebe o Moreirense, partida marcada para sexta-feira, às 20h30.
José Peseiro, treinador do V. Guimarães, em declarações na sala de imprensa, depois de a sua equipa ter saído derrotada na deslocação a Santa Maria da Feira, frente ao Feirense.
«Foi um jogo emotivo e competitivo com duas equipas a querer vencer. Por vezes não foi bem jogado, mas a emoção que o jogo carregou deu-lhe brilho, apesar de alguns erros que podem ter acontecido. Há que louvar o jogo que as duas equipas fizeram. Na primeira parte o jogo foi equilibrado, mas na segunda o Vitória foi superior, criou várias ocasiões mas não conseguiu concretizar. O Feirense acabou por acreditar e manter a chama porque nós não concretizámos duas ou três oportunidades que podiam ter dado golo. O resultado é injusto pelo que fizemos, fundamentalmente pelo que fizemos na segunda parte – a melhor desde que cheguei ao Vitória – contra uma equipa que quis muito e conseguiu aquilo que queria. Acho que merecíamos outro resultado. Vencendo, ainda alimentávamos a possibilidade de ir ao 5.º lugar, neste momento estamos fora disso.»
Nuno Manta Santos, treinador do Feirense, em declarações na conferência de imprensa, após a vitória da sua equipa diante do V. Guimarães, neste sábado, em Santa Maria da Feira.
Só há uma palavra no balneário, que é ganhar. Refletimos muito e sabemos da importância do jogo com o Vitória de Guimarães. Só nos interessa vencer e o plantel sabe disso. Sabemos que é um jogo extremamente difícil, mas o nosso foco está apontado à vitória”, referiu.
Nuno Manta Santos considera que a sua equipa está pressionada para vencer, mas recorda que do outro lado estará uma equipa que também sente a exigência da massa adepta.
“Julgo que o Vitória de Guimarães tem uma pressão enorme para vencer todos os jogos, porque os seus adeptos são muito exigentes. Independentemente do lugar que ocupa, o nosso adversário vai querer vencer, mas os meus jogadores também querem vencer. Vai ser um jogo de muita intensidade, duelos e de fortes emoções. Espero que no final seja o Feirense a sorrir”, confessa.