Na semana em que é inaugurado o Fórum Braga, Guimarães anuncia intenção de avançar com melhorias no seu pavilhão

Se no Sul não há dúvidas de que o Altice Arena é o melhor pavilhão para espetáculos de massas, no Norte a concorrência está mais aguerrida que nunca. Braga vai ter o maior, Guimarães vai fazer obras no seu e Gondomar gaba-se da proximidade ao Porto.

Na sexta-feira, é inaugurado o Fórum Braga, que se anuncia como o “Altice Arena do Norte”, por ser aquele que, a norte de Lisboa, dispõe de maior capacidade: 12 mil pessoas. Segunda-feira, Guimarães anunciou o investimento de um milhão para dotar o multiusos de condições tecnológicas de topo, e Gondomar continua a ser a preferência da Área Metropolitana do Porto, enquanto não é requalificado o Pavilhão Rosa Mota.

A importância de ter o melhor e o maior pavilhão do Norte prende-se com a capacidade para atrair os melhores concertos. Em grande parte dos casos, produtoras como a Everything is New, Música no Coração ou CV Music agendam um concerto para o Altice Arena e outro para o Norte no mesmo fim de semana, aproveitando assim a viagem dos artistas internacionais para um duplo espetáculo. Até aqui, Guimarães e Gondomar eram a preferência a norte, mas agora entra Braga.

Todos os presidentes da Câmara são unânimes em referir que os investimentos dos outros não são preocupação. Mas há uma espécie de “guerra surda” pelos melhores espetáculos, pois “obviamente que a entrada de Braga acrescenta concorrência e já fez mexer um dos espaços, neste caso Guimarães”, constata Carlos Veloso, da CV Music.

Em Guimarães, a Tempo Livre já entregou um projeto à Câmara que prevê a requalificação do multiusos. “Continuamos a ser a melhor sala de espetáculos do Norte, temos um pavilhão diferente de tudo o que existe, pelas bancadas, pelo piso de betão, por um conjunto de aspetos diferenciadores, mas não podemos andar distraídos”, disse Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre, à Rádio Santiago, de Guimarães.

“Há espaço para todos, não me preocupa o investimento de Guimarães”, reage Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, frisando que não quer conquistar espaço “com a ausência dos outros”, mas fazer com que a cidade passe a acolher grandes eventos.

Já Marco Martins, edil de Gondomar, assume que os investimentos no Minho “em nada afetam” o multiusos. “Desses que referiu, somos o que está mais próximo do Porto e temos as melhores acessibilidades, a três quilómetros da ponte do Freixo”, argumenta.

Concertos em Braga

As principais produtoras dos grandes concertos de Portugal afirmam ser cedo para avaliar a capacidade do Fórum Braga em termos de acústica, público e acessibilidades para grandes eventos. Contudo, está já agendado o primeiro grande espetáculo, que é o concerto de 30 Seconds to Mars, que vai ser também o primeiro grande teste à capacidade do pavilhão bracarense. A produtora Everything is New soube lidar com o adiamento do concerto da banda californiana, inicialmente agendado para este mês no Campo Pequeno, e remarcou o espetáculo para o Altice Arena. Assim, a primeira data é Braga a 11 de setembro e Lisboa será no dia seguinte.

 

IN Nornal de Noticias