O Forum Braga abriu este fim-de-semana as portas à Cidade com visitas guiadas que dão aos participantes o privilégio de conhecerem em primeira mão o requalificado espaço.

Braga dispõe, a partir de agora, de uma nova infra-estrutura que quer posicionar a Cidade como um destino de referência do País e da Galiza para o turismo de negócios e cultura e ainda para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos.

Na primeira visita guiada participaram o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.

De acordo com o Edil, o Forum Braga trará um aumento no potencial de organização de diversas tipologias de eventos, contribuindo para um maior dinamismo nas actividades de natureza económica, cultural e desportiva da Cidade, o que representa um enorme retorno directo e indirecto para toda a região.

“Trata-se de um equipamento que foi reinventado e que funcionará como uma nova centralidade da Cidade. Este é o maior investimento na devolução do centro aos Bracarenses e a quem nos visita. Será a nossa sala de estar, o local onde tudo vai acontecer e que faz acontecer. Um espaço para ser fruído todos os dias do ano com múltiplas actividades, dando resposta a uma procura crescente com que nos temos deparado e que justifica a urgência na dotação deste espaço com novas valências”, afirmou,

Já Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, assegurou que o equipamento irá contribuir decisivamente para o posicionamento de Braga como destino de turismo de negócios, atraindo e acolhendo os principais eventos nacionais, captando eventos e espectáculos de dimensão internacional e reforçando as infra-estruturas à disposição da cultura e do desporto. “Esta nova infra-estrutura vai marcar um novo ciclo da vida da Cidade, será um indutor de novos públicos e de uma nova dinâmica. Estamos também a solificar uma marca para o pais e para a Galiza, uma região que consideramos ser muito relevante para a nossa actividade”, afirmou.

Depois desta abertura, está dado o pontapé de saída para o Forum Braga acolher os eventos já confirmados para este novo espaço, sendo que o maior destaque vai para o concerto da banda norte-americana Thirty Seconds To Mars, no dia 11 de Setembro. Este concerto coincidirá com a inauguração oficial do Forum Braga.

Além dos Thirty Seconds To Mars estão já marcados outros concertos no Forum Braga: no âmbito do Braga Groove, os Thievery Corporation actuam dia 27 de Julho, seguindo-se Yann Tiersen a 28 de Julho.

Este espaço vai acolher igualmente grandes eventos de negócios, estando já marcadas várias feiras (a AGRO 2018, que arranca a 10 de Maio, seguindo-se o GreenFest, de 1 a 3 de Junho), diversos congressos e actividades desportivas. Agendados também estão alguns espectáculos de humor (Stand Up Comedy Fest) e outros mais dirigidos ao público infantil (Masha e o Urso e o Mundo de Sara).

Dotado de espaços com múltiplas valências, o Forum Braga dispõe de um centro de congressos, com o maior auditório a norte de Lisboa; uma sala para acolher espectáculos e feiras de grande dimensão; uma galeria de arte contemporânea; e ainda uma zona exterior com capacidade para concertos para mais de 20 mil pessoas e uma área para exposições com mais de 300 stands.

 

Declarações de Ricardo Rio e Carlos Oliveira

 

As imagens do Primeiro dia do FORUM BRAGA