Entre os dias 11 a 18 de maio, vai realizar-se a Semana Académica da Universidade do Minho, nesta cidade de Braga.

No âmbito da sua missão, o Comando Distrital da PSP Braga vai dar uma atenção especial às zonas em que decorrerão os principais eventos da academia bracarense, com especial incidência para a envolvente à Alameda do Estádio Municipal de Braga, de modo a tentar impedir que sejam cometidos ilícitos, garantindo assim a segurança dos cidadãos e dos seus bens.

Além das questões relacionadas com a ordem pública e com a prevenção da ocorrência dos crimes de furto e de ofensas à integridade física, a PSP irá dar uma particular atenção à valência da segurança rodoviária, não só na gestão dos cortes e desvios de trânsito, em especial no dia do cortejo, mas também prevenir e dissuadir alguns comportamentos de risco típicos desta época festiva como acondução sob o efeito do álcool.

Com esse propósito, ao longo da semana académica serão efetuadas operações de fiscalização rodoviárias, em particular nos principais acessos às zonas de diversão, sobretudo dirigidas ao controlo de velocidade, condução sob efeito de álcool e outros comportamentos de risco na condução.

Assim, este Comando Distrital apela aos estudantes e público em geral, moderação no consumo de bebidas alcoólicas durante os festejos académicos. Aconselha também, à utilização de transportes públicos para que o regresso a casa seja feito em segurança.