Braga vai ter uma estátua de São João Batista e será Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, a inaugurar a obra no dia 23 de junho, ao meio dia.
De 14 a 24 de Junho, as Festas de São João de Braga dão a possibilidade a todos os que visitam o centro histórico e zona envolvente de descobrir as suas ruas e vielas através dos cheiros intensos a manjericos e a sardinha assada, das decorações gaiteiras e das músicas tradicionais que ecoam pelos ares. São 11 dias que contemplam 251 horas de programação, 148 actividades previstas, 27 concertos e cerca de 10 mil pessoas e mais de 300 entidades envolvidas. O tema das festas remeterá para o imaginário da batalha das flores e do tradicional carro das ervas.
Nesta edição de 2018, cuja apresentação decorreu hoje, dia 17 de Maio, na Capela de São João da Ponte, as Festas contarão com um programa vasto, dedicado à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas e à inovação, com a introdução de novas iniciativas e grandes concertos com artistas de renome.
Este ano o evento contará com a presença, nos dias 22 e 23 de Junho, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que desta forma se associa às Festividades que decorrem em Braga. Outra das novidades será a colocação de uma estátua de São João – da autoria do artista Alberto Vieira com materiais cedidos pelo Mercado da Pedra – na rotunda do Largo São João da Ponte.
Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, as Festas de São João de Braga são um momento ´único e distintivo´. “Não há nenhuma experiência a nível nacional, no que se refere às festividades populares, que tenha um cunho tão singular como o que vivemos em Braga neste período”, referiu, sublinhando a forte envolvência e ligação dos cidadãos a estes festividades.
Na ocasião foi também lembrado o legado de Henrique Moura, presidente da Comissão de Festas entre 1990 e 1997 que recentemente faleceu.